top of page

Teatro Municipal de São Gonçalo oferece quatro atrações culturais


“Dicas Culturais” das mais variadas formas de arte pela região de São Gonçalo, Niterói, Itaboraí e Maricá...


Teatro Municipal de São Gonçalo oferece quatro atrações culturais, dando continuidade ao mês de aniversário de 132 anos da cidade

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Dando continuidade à programação em comemoração aos 132 anos de emancipação político-administrativa do município, celebrado no dia 22 de setembro, a Secretaria de Turismo e Cultura de São Gonçalo disponibilizará atrações para todas as idades, neste sábado (10/9), no Teatro Municipal George Savalla Gomes.


A programação será intensa ao longo do dia:


- Logo pela manhã, às 9h30, o palco do Municipal está reservado para os artistas mirins do município. Com o intuito de oferecer espaço e mostrar aos convidados os futuros artistas gonçalense, a pasta realizará o “Festival de Dança Kids”, com a participação de sete escolas de dança de São Gonçalo, apresentando diversos estilos musicais, entre eles ballet, jazz, sapateado e danças urbanas.


- A partir das 17h, a mostra de Dança Corppus assume o palco, dando início ao seu show musical, mostrando histórias dos bastidores, ideias, experimentações e curiosidades dos bailarinos. O espetáculo, que contém direção geral de Ricardo Salomão, promete embalar o público com canções inesquecíveis.


- Em seguida, às 18h30, é a vez da CiAtitude apresentar o espetáculo “Ominira, do lorubá – Liberdade”. A peça aborda os temas relacionados à ancestralidade, força, vivência, luta, dança, ritmo e alegria do povo afrodescendente.



- Fechando a noite, o grupo Beko CIA de Dança apresenta a peça “Pretérito Imperfeito”. O espetáculo aborda, de forma romântica, os sentimentos que as pessoas nutrem ao longo do passado, presente e futuro, permitindo que amadurecimento e aprendizado sejam desenvolvidos através destas emoções. O espetáculo tem início às 20h30.


Serviço: O Teatro Municipal fica na Rua Dr. Feliciano Sodré, 100, no Centro de São Gonçalo. Classificação livre.

Musical Infantil “Era uma vez...contos e cantigas” no Municipal de Niterói.


O Theatro Municipal de Niterói recebe nos dias 10 e 11 de setembro, sábado e domingo, às 16h, a peça infantil “Era uma vez... contos e cantigas”, da Cia Lobianco Produções, com direção de Anselmo Fernandes. O espetáculo conta a história de três velhinhos muito divertidos e atrapalhados. Vevé, que pouco enxerga; Vovô, que quase não escuta; e Vivi, mal-humorada e rabugenta. Juntos, passam muito tempo conversando. Apesar de suas trapalhices, nestas longas conversas engraçadas e divertidas, eles voltam ao passado, revivendo as histórias de sua infância.


Serviço: “Era uma vez...contos e cantigas”. Datas: 10 e 11 de setembro de 2022. Horário: 16h. Classificação indicativa: livre

Duração: 50 min. Ingresso: R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia). Local: Theatro Municipal de Niterói. Endereço: Rua XV de novembro, 35 – Centro – Niterói. Tel: 3628-6908. Ingressos: bilheteria do Theatro ou pelo site de vendas Sympla.


As cantoras Simone Santó e Débora Ojeda e Banda Atração Forrozeira se apresentam no Centro de Tradições Nordestinas de São Gonçalo, neste fim de semana.


É forró que não acaba mais no Centro de Tradições Nordestinas, neste fim e semana, em São Gonçalo. Nesta sexta-feira (9/9), a partir das 20h, as cantoras Simone Santó e Débora Ojeda sobem ao palco para animar o público.


No sábado (10/9), a Banda Atração Forrozeira retorna à feira com seu repertório musical. O grupo, que se apresenta pela segunda vez no espaço nordestino, inicia seu show às 18h. Já no domingo (11/9), às 15h, o cantor João do Vale é o responsável por animar os visitantes do espaço cultural.


Além das atrações musicais, o público também encontra quiosques com comidas típicas nordestinas, peças de artesanato e área de lazer para a criançada. O local conta com espaço para estacionamento.


Serviço: O Centro de Tradições Nordestinas funciona às sextas, das 18h à 1h; sábados, das 12h à 1h; e domingos, das 10h às 22h. Endereço: Rua José Augusto Pereira dos Santos, próximo ao Colégio Municipal Ernani Faria e à 73ª DP, em Neves.


Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres realiza exposição, teatro e roda de conversa em comemoração dos 212 anos


Setembro é mês e aniversário de 127 anos de Heloísa Alberto Torres e da Casa de Cultura que leva o seu nome. Para comemorar essa data e, também, os 212 anos do prédio histórico em que funciona o local cultural será oferecida ao público uma programação especial na próxima quinta-feira (15/9):


- Abertura de uma exposição temática sobre: “A contribuição da família Alberto Torres para a construção de uma identidade nacional”;


- Debate ente professores e pesquisadores da Antropologia e Etnografia, campos de estudo de Heloísa, e uma apresentação teatral.


Serviço: A Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres fica na Praça Marechal Floriano Peixoto, 303, Centro Histórico de Itaboraí.

Quer ver o seu evento cultural destacado aqui? Contato: rofa.jornalista@gmail.com

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

Rofa Rogerio Araujo é jornalista, escritor (cronista, contista e poeta), professor, palestrante, filósofo e teólogo.



POLÍTICA