top of page

Trump avança, diz pesquisa da Bloomberg

Foram feitas pesquisas entre outubro de 2023 a janeiro de 2024 que apontam liderança nos principais estados dos EUA

Foto: Agência Brasil-Reiters
Foto: Agência Brasil-Reiters

DCM- Pesquisa encomendada pela Bloomberg para o instituto Morning Consult mostra vantagem de Donald Trump (REP) sobre Joe Biden (DEM) em sete estados-chave da eleição americana, os chamados swing states.


Arizona, Carolina do Norte, Georgia, Michigan, Nevada, Pennsylvania e Wisconsin são os sete estados pesquisados. Desses, a vantagem de Trump é maior na Carolina do Norte (49% x 39%) – o estado sulista é o mais conservador desse no qual a pesquisa foi realizada.


Em Wisconsin e Michigan, a diferença é de 5 pontos percentuais. No primeiro deles, a Bloomberg aponta 49% x 44% para Trump. No segundo, o placar é 47% x 42% para o candidato republicano.


Os estados nos quais a diferença de Trump é mais apertada são Arizona e Pennsylvania. No estado do oeste americano, Trump marca 47% x 44% e no estado industrial, a pesquisa mostra 48% x 45% para o empresário.


De acordo com o Morning Consult, o aumento da vantagem de Trump nesses estados pode ser explicado por uma mudança na percepção dos eleitores desses estados. Caiu de 41% para 36% aqueles que consideram a economia o fator mais importante da eleição.


Já os eleitores que consideram as políticas imigratórias como aspecto mais relevante para avaliar um candidato subiram de 9% para 13% nesses estados, de acordo com o instituto de pesquisa.


Foram feitas pesquisas entre outubro de 2023 a janeiro de 2024 com pelo menos 437 eleitores registrados nos EUA em cada estado, com margens de erro não ponderadas de 3 a 5 pontos percentuais.


Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.



POLÍTICA