top of page

Amigos que “entram no jogo” - por Rofa Araújo


Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Estamos chegando aos últimos meses que antecedem às partidas do Brasil na Copa do Mundo do Quatar, embora a nossa seleção muitas vezes deixe a desejar com sua atuação em campo. Fiquei pensando sobre o Dia da Amizade, que é comemorado no dia 20 de julho, e percebi o quanto um amigo tem muito a ver com o futebol, como disse um e-mail que recebi muito interessante sobre esse tema que adaptei para este texto.


Todos desejam que a vida seja como uma partida; deste que é o esporte mais popular do Brasil, com craques bem conhecidos como Pelé, Garrincha, Ronaldinho, Kaká, Neymar, dentre outros. E como precisamos driblar todas as tristezas e matar no peito todas as angústias para ter uma vida mais alegre no dia a dia.


Precisamos mostrar cartão amarelo para a mentira e a falsidade e mostrar cartão vermelho, com coragem, para os nossos medos. Que possamos mandar pra lateral pessoas que são falsas. E se alguém sofrer uma derrota, que esta sirva de lição, sem deixar revolta. Que possamos chutar para escanteio as más amizades e não cometer nenhuma falta com os adversários ou amigos.



É mais que necessário fazer belíssimos gols, conquistar e comemorar verdadeiras e leais amizades. E quem “joga bem”, pode realizar-se e ser um(a) verdadeiro(a) campe(ã)o na vida!


Mas, torna-se fundamental fazer lindas jogadas de paz e amor e comemorar muito. Os verdadeiros e leais amigos, com certeza, estarão na arquibancada, aplaudindo muito!


Certamente que eu e você estamos na plateia da vida, torcendo para que nossos amigos e amigas façam belíssimos gols e vençam sempre em sua vida! E, é claro, esperando dos que dispõem de nossa amizade também ajam desta forma.


No entanto, nada disso terá valor se não pedirmos orientações para o Senhor, que é nosso técnico para o jogo da vida, sempre ao nosso lado, juntamente com seu auxiliar, o Espírito Santo que habita em nós para que saiamos as “melhores táticas” desta partida terrena antes que ela termine.


Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.


Rofa Araujo é jornalista, escritor (cronista, contista e poeta), mestre em Estudos Literários (UERJ), professor, palestrante, filósofo e teólogo.



POLÍTICA