top of page

Brava Gente Brasileira - por Rofa Araújo


 Foto: Alass Derivas | @derivajornalismo
Foto: Alass Derivas | @derivajornalismo

Desde o seu “descobrimento”, em 1500, pelo navegador português Pedro Álvares Cabral, o Brasil passa por constantes transformações, algumas para melhor, outras nem tanto...


A terra, que era dos índios, acabou sendo tomada e se tornando colônia de exploração de Portugal e, com muito custo ($$$), “conseguiu” a almejada independência. Mais tarde, a República foi proclamada. Veio a ditadura e, com muita luta e sangue derramado, enfim, a “democracia”!!! Mas será?! Já são, precisamente, 200 anos de 7 de setembro e mais de 132 anos de 15 de novembro comemorados, em mais de 522 anos de muitas “histórias”. Mas aí são outros quinhentos...

O BRASIL é um país de “Brava Gente”. Gente que faz, trabalha, participa, ainda que em condições bem desfavoráveis.




O BRASIL é um país de um povo alegre e solidário. Não tem um povo frio e egoísta como de alguns países do mundo. É um país que, se fosse avaliado apenas pelo seu povo, seria, sem dúvidas, de “Primeiríssimo Mundo”.

O BRASIL é um país “abençoado por Deus e bonito por natureza”, como diz uma famosa música popular, pelo menos avaliando as suas condições geológicas: sem vulcões, terremotos, furacões etc. Pena que tem muita gente “esperta” por aí que provoca grandes “catástrofes”, minando o seu crescimento ou o fazendo andar para trás como a caranguejo.


O que falta mesmo é saber como está aproveitando e agradecendo as bênçãos vindas dos altos céus? Porque a nação somente será totalmente feliz quando colocar DEUS como SENHOR e em primeiro lugar sempre (Salmos 33.12). O ser divino verdadeiro e não àquele que querem usar, colocando-o onde bem entendem sem mesmo ouvi-lo.


O BRASIL é um país que se orgulha de ser BRASIL, não pelas más pessoas que têm, mas pelas boas que o fazem um país de “Brava Gente Brasileira”!

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.


Rofa Araujo é jornalista, escritor (cronista, contista e poeta), mestre em Estudos Literários (UERJ), professor, palestrante, filósofo e teólogo.



POLÍTICA

KOTIDIANO