top of page

Defesa Civil apresenta Plano de Contingência para 2024 em São Gonçalo

Ações preventivas e protocolos em casos de ocorrência são detalhados 

Apresentação ocorreu no Teatro Municipal/Foto: Divulgação
Apresentação ocorreu no Teatro Municipal/Foto: Divulgação

O Plano Municipal de Contingência de Proteção e Defesa Civil (PLAMCON) de 2024 foi apresentado pela Subsecretaria de Defesa Civil de São Gonçalo nesta quarta-feira (27), no Teatro Municipal. O objetivo é expor no documento o planejamento elaborado a partir do risco de determinados tipos de desastres. No caso de São Gonçalo, os desabamentos e enchentes.


Na ocasião, estiveram presentes representantes da Defesa Civil, da Secretaria de Assistência Social, da Polícia Militar, das concessionárias Enel e Águas do Rio, das Forças Armadas e do Samu.



“Cada órgão tem a sua função dentro do plano para colaborar e garantir que o serviço possa ser executado com exatidão”, explicou o Major Felipe Assunção, subsecretário de Defesa Civil.


Na apresentação do plano, foram detalhadas quais medidas poderão ser tomadas em situações de riscos para que o município esteja pronto para agir em momentos emergenciais e como funcionam os exercícios de simulados, os sistemas de alerta a desastres, a organização dos pontos de apoio e as instalações de rotas de deslocamento realizados pelos agentes da Defesa Civil.


Segundo o Major Felipe Assunção, o Plano de Contingência é uma forma preventiva que auxilia os profissionais preparados para agir nas ocorrências.


“O Plano de contingência não é opcional. É um documento que auxilia todos os profissionais envolvidos para que o trabalho seja feito da forma correta. Nós tivemos, além dos órgãos envolvidos, a participação da lideranças de comunidades da cidade e dos bairros considerados áreas de risco. Agindo em equipe e com as técnicas corretas, é possível evitar muita coisa”, disse.


Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.  

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page