top of page

Escola Municipal Pastor Haroldo Gomes promove evento sobre memória gonçalense

Nada melhor do que palestras e mostras culturais acerca da história local

Estudantes ficaram atentos/Foto: Divulgação
Estudantes ficaram atentos/Foto: Divulgação

Nessa última sexta-feira (09/09) a E. M. Pastor Haroldo Gomes localizada no bairro Itaúna contou com a palestra "Histórias Itinerantes: a provocação investigativa", ministrada pelo professor e escritor Erick Bernardes, como parte de um projeto maior, "São Gonçalo: um lugar de memória", promovido pela escola no decorrer do ano letivo. A orientação pedagógica idealizou essa atividade em parceria com docentes da EJA no intuito de provocar nos alunos da Educação de Jovens e Adultos o sentimento de pertencimento, sem o qual cidadania alguma se desenvolve plenamente.


De acordo com a Orientadora Pedagógica Sandra Erly, “foi algo enriquecedor para todos: professores e estudantes. Tanta informação interessante nos fez refletir e valorizar nossa cultura enquanto moradores de São Gonçalo. Uma palestra com enorme profissionalismo”.



Já a Diretora Adjunta Nelia Pereira S. Batista afirmou ser relevante o trabalho com a memória, conforme narrou à redação: "Fiquei encantada com a palestra, pois a apresentação teve o poder de levar aos nossos alunos da Eja não apenas à obtenção do conhecimento, mas também promover o encantamento e o sentimento de pertencimento, ao citar os bairros em que alguns deles moram. Pudemos notar os olhinhos deles brilharem”.



O escritor Erick mostrou satisfação com a receptividade e retorno dos alunos e educadores com relação às informações compartilhadas na palestra. Segundo ele “não há como não sair do colégio feliz. Pense bem, eu fui à escola falar sobre São e compartilhar histórias que eu mesmo escrevi e sai de lá com mais ideias para escrever sobre outros temas. Diálogo é isso, começou com exposição de slides e terminou com conversa gostosa com alunos e professores”, informou o palestrante.


A ideia da orientação pedagógica e da direção é proporcionar aos estudantes mais eventos como esse, otimizando o tempo de aula e dinamizando os conteúdos escolares. Nada melhor do que palestras e mostras culturais acerca da história local.



 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.