top of page

Estudantes do Ciug tiram dúvidas antes do Enem

Curso de Redação é oferecido gratuitamente pela unidade municipal


Foto: Fabio Guimarães
Foto: Fabio Guimarães

Na contagem regressiva para Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece, no próximo domingo (13) e no dia 20 de novembro, os alunos do Curso de Redação do Centro Interescolar Ulysses Guimarães (Ciug) tiraram, as últimas dúvidas nesta quinta (10), acerca das técnicas textuais necessárias para garantir uma boa nota no certame. O curso, que é fornecido pela unidade municipal, tem viés preparatório para provas importantes onde a uma boa redação pode ser decisiva para um resultado positivo.


A candidata ao Enem e aluna do curso, Carolina Rocha, de 17 anos, está confiante. Como está cursando o terceiro ano do Ensino Médio, a prova será decisiva para a sua carreira. Ela sonha em cursar Enfermagem na Universidade Federal Fluminense (UFF) e se sente preparada para o exame.


“Eu entrei no curso de Redação aqui no Ciug em agosto deste ano e é uma oportunidade maravilhosa de exercitar, na prática, os textos. Além de aprender toda a estrutura textual que uma redação exige, nós também estudamos vários eixos temáticos como meio ambiente, saúde, educação e temas atuais, o que aprimorou muito a minha redação. No curso, também temos aulas de gramática para tirar dúvidas, já que é preciso deste conhecimento para produzir um bom texto. Eu evolui bastante e estou muito confiante”, disse a aluna.


Em sala de aula, um dos professores do curso, Erick Bernardes, é membro da Academia Gonçalense de Letras, Artes e Ciências (AGLAC) e da Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC). Ele conta que o foco do curso é a preparação para o Enem, para a prova da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e para concursos militares.


“A estrutura do curso enfatiza a prática, porque eles fazem redação todos os dias. Eu apresento três tipos de textos críticos para provocar o argumento e, assim, eles passam as ideias para o papel. Para fazer uma boa redação é preciso estar sempre exercitando e o curso faz isso, prioriza a prática. A preocupação do nosso curso também é ficar sempre antenado com os temas que podem cair nas provas, sempre trabalhados em sala de aula”, afirmou o professor.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.




POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page