top of page

Feriado de Corpus Christi terá celebrações em diversos pontos do Rio

São Gonçalo planeja receber o maior tapete da América Latina


Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Dia - Uma das maiores celebrações do calendário católico, o Dia de Corpus Christi será festejado nesta quinta (8) em vários pontos do estado, como, por exemplo, com a confecção de diversos tapetes de sal na Catedral de São Sebastião, no Centro do Rio, e no bairro Zé Garoto, em São Gonçalo, Região Metropolitana, a maior da América Latina, com 2km de extensão.


Segundo o cardeal-arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, a palavra 'Corpus Christi' vem do latim e tem como significado o Corpo de Cristo. É uma festa que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia. "A origem da solenidade evidencia e enfatiza a presença real de Jesus no pão e no cálice consagrados. A festa é um convite para uma meditação sobre o valor e a importância da Eucaristia em nossa vida", diz o cardeal-arcebispo.


A ideia dos tapetes, de acordo com o Instituto Canção Nova, surgiu porque os fiéis acreditavam que Jesus estaria andando pelas ruas da cidade. Assim, Cristo mereceria uma recepção grandiosa, com tapetes espalhados por onde passasse. Imagens de Jesus, do cálice de vinho, a Santa Hóstia e muitas outras inspirações em temas relacionados são moldados com as mais diferentes técnicas — são usados elementos como serragem, borra de café e grãos.



No Centro do Rio, fiéis e voluntários vão iniciar a construção dos tapetes na madrugada desta quinta-feira, às 5h, da entrada até o corredor da Catedral de São Sebastião. Além da feitura dos tapetes, o Arcebispo da Arquidiocese do Rio, Dom Orani Tempesta, celebrará, às 10h, uma missa no Santuário Nacional de Adoração Perpétua, a Igreja de Santana, no Centro do Rio; e uma missa na a Catedral de São Sebastião com a abertura do II Sínodo Arquidiocesano, às 17h.


Pelo quarto ano consecutivo, o evento terá a participação de um tapete inter-religioso feito por membros de mais de 28 religiões diferentes. "O que estamos fazendo é para Deus, todas as religiões falam de Deus, mas cada um tem uma forma de ver e adorar", pontuou Kunti Devi Dasi, da Sociedade Internacional para a Consciência de Krsna (Iskcon).


Em São Gonçalo, o município está pronto para receber o maior tapete de sal da América Latina. A expectativa é de que mais de 100 mil pessoas participem da festa religiosa, que, assim como na última edição, terá a confecção do tapete iniciada pela manhã, a partir das 7h. Serão utilizados mais de 50 toneladas de sal, além de borra de café, pedrarias, tintas corantes e litros de serragem. Serão produzidos 240 tapetes da Rua Coronel Moreira César, no bairro Zé Garoto, até a Rua Nilo Peçanha, altura do Clube Mauá, no Centro.


Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso canal do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.




POLÍTICA