top of page

Hemonúcleo de São Gonçalo faz apelo por doadores de sangue

Estoque sempre cai com a proximidade do Carnaval


Foto: Fabio Guimarães/Divulgação
Foto: Fabio Guimarães/Divulgação

O Hemonúcleo de São Gonçalo convoca a população para doar sangue especialmente nesta semana em que se inicia o Carnaval. Com o período festivo, o número de doadores na unidade tende a cair, por isso, a Secretaria de Saúde faz um apelo para que a população apoie a campanha “Carnaval sangue bom”. 


O Hemonúcleo de São Gonçalo atende a todos os hospitais municipais da cidade, além de enviar bolsas de sangue também para o Hemorio.



A doação de sangue é rápida e indolor. Em poucos minutos, é feita a retirada do sangue e, logo após a doação, a pessoa pode seguir a vida normalmente.


Aqueles que tiverem interesse em participar da campanha devem comparecer ao Hemonúcleo e iniciar o processo de cadastramento respondendo uma série de perguntas em um formulário. Logo em seguida, o doador passa por uma triagem clínica, com entrevista, verificação da pressão arterial e teste de anemia para saber se está apto a realizar a coleta.



Após a doação, o sangue vai para o fracionamento e uma amostra passa por exames laboratoriais obrigatórios para detectar doenças como HIV, Hepatite B e C, doença de chagas e HTLV. 


Os requisitos necessários para doar são: pesar 50kg ou mais, ter entre 16 e 69 anos de idade (para menores de idade é necessário autorização dos responsáveis), ter um boa noite de sono, uma alimentação saudável, evitando alimentos gordurosos e não ter feito piercing e tatuagem há menos de seis meses. É importante destacar que não é preciso estar em jejum.


O Hemonúcleo de São Gonçalo fica anexo ao Pólo Sanitário Washington Luiz, na Rua Zé Garoto, 62, no bairro Zé Garoto.


Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.



POLÍTICA