top of page

Histórias de guerra, desejo de paz - Rubenir Pedro Ru


Reprodução Internet
Reprodução Internet

Bom dia, boa tarde, boa noite amigos leitores do Jornal Daki!


Hoje, quarta feira de cinzas, o carnaval que não foi "carnaval" de 2022, passou num tempo tão difícil e ainda sob isolamento por causa da pandemia. Estamos em "retiro" em Maricá, sem tv, fugindo um pouco das notícias, mas focado na preservação da vida…


Com respeito às diferentes opiniões e pensamentos, está semana sob o título de Liberdade e Paz, na canção e na poesia, eu recordo frases antigas de canções que não sai da nossa memórias como Era um garoto como eu …( Engenheiros do Havaií, 1990) e Pra não dizer que falei das flores (caminhando e cantando… Geraldo Vandré, 1979).


Eu sou da classe de 1948, filho de expedicionário que esteve e lutou muito na 2* guerra mundial. Doente, com neurose da guerra e bronquite asmática teve que enfrentar outra guerra para conseguir se aposentar pelo exército.


Sete filhos pra criar… e eu sendo o mais velho, tive que ser o executor físico nos trabalhos de bombeiro hidráulico e eletricista do meu pai, desde os nove anos de idade. Abro um parêntese aqui pra dizer sobre outra canção que fiz homenageando os expedicionários do Brasil com o título " Meu pai um herói de verdade!" Agora sim…


Itaipuaçu- Reserva Verde


Liberdade e Paz


Ao avistar um soldado

Faço logo uma oração

Entrego o jovem a Deus

Pois ele é meu irmão


Não vejo arma

E sim um violão

E som que ele dispara

É uma antiga canção


Bela melodia!

"Caminhando e cantando

Seguindo a canção…"

"Era um garoto, como eu…"

Eu canto, canto, canto

E não vou parar

Marchando dia e noite

Cantando em todo lugar

Liberdade e Paz

Acordo entre as nações

Guerras nunca mais

Flores nós canhões…


Na falta do seu filho

Só resta medalhão

Fosco e sem brilho

Foi herói da nação!

Tudo volta ao normal

Só mais uma cruz

Brinda o General

Todos estão com Jesus


Somos todos iguais!

Somos todos irmãos!


Ouça:



 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

Rubenir Rocha – Pedro Ru é Poeta Musical e membro do Coletivo ELA – Educação Liberdade para Aprender / Facebook e Instagram: Rubenir Pedro Ru. Programa Clarins do Povo – Rádio Jornal 1340 AM = https://www.radios.com.br/aovivo/radio-jornal-1340-am



POLÍTICA