top of page

“Luto pelo Brasil!“ – substantivo ou verbo? - por Rofa Araújo


Foto: Divulgação internet
Foto: Divulgação internet

Temos visto inúmeras publicações nas redes sociais a expressão: “Luto pelo Brasil!”. Mas esse “luto” seria substantivo ou verbo?

No substantivo temos como significado: “Sentimento de pesar pela morte de alguém; alguma perda irreparável; ausência de algo muito importante que tinha e se perde”. No verbo, temos a primeira pessoa do singular “Eu luto!”, travando lutas por algo e esforçar-se por algo que se deseja muito.

Na atual conjuntura da política, pós Eleições em segundo turno, alguns parecem usa o “luto” por não aceitarem uma derrota e criarem as mais diferentes fake news para que a derrota possa ser justificada e até mesmo seja revertida (algo que nem lógica tem) a vitorioso.

Mas existem àqueles que dizem “luto”, do verbo lutar. Aguerridos, combativos por um Brasil que vá para frente e não retroceda. E como isso pode realmente acontecer com gente querendo achar “pelo em ovo” e arrumar “fraudes onde não tem”, utilizando-se de uma criatividade meio vazia como algo real, mesmo sendo totalmente imaginário, ficcional.



Para alguns, pode ser mais fácil viver num “mundo paralelo” do que aceitar o real e verdadeiro. No que tange à política, isso pode ser resultado de um tempo em que o chamado “mito” – o (des)presidente Bolsonaro – sempre usou e abusou para ludibriar seus seguidores, mesmo que em histórias bem estapafúrdias e distante em extremo da verdade dos fatos e regado a falta de provas e quando as tinha contra ele, sigilo de cem anos.

Então, numa eleição disputadíssima e com resultado de 2% de diferença entre ele e Lula – o eleito novo presidente do Brasil entre 2023 e 2026 com mais de 60 milhões e votos, recorde e votação entre todos os outros pleitos – há o desejo de luta, lutar mesmo por um país que ande e não estacione no tempo e regrida em diversos aspectos como nesses últimos quatro anos.

E, então? É “luto” substantivo ou verbo? Como você irá utilizar essa palavra? Eu prefiro o “Luto pelo Brasil!” sendo um guerreiro que quer lutar e vencer tanto males do país hoje, como a fome, desemprego e altos preços pagos por tudo e custo de vida prejudicado.

É para frente que se anda e dá saltos para se chegar a um futuro melhor par todos os brasileiros!

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.


Rofa Araujo é jornalista, escritor (cronista, contista e poeta), mestre em Estudos Literários (UERJ), professor, palestrante, filósofo e teólogo.




POLÍTICA