top of page

Maricá aprova mais de 90 alunos do curso preparatório na Uerj

Este é o maior resultado da série histórica do curso gratuito implementado pela Secretaria de Educação desde 2018 com aulas ao vivo e online

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Um projeto preparatório gratuito desenvolvido pela Secretaria de Educação de Maricá obteve um número recorde de aprovações dos alunos do Pré-Uerj que prestaram vestibular para a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) no ano passado.


Ao todo, 94 estudantes foram classificados em diversos cursos, tais quais, Pedagogia, Direito, Serviço Social, Psicologia, História, Relações Institucionais, entre outros. Este número é o maior já registrado desde 2018, quando 12 alunos passaram para a universidade pública, seguido de 21, em 2019, 39, no ano de 2020, 66, em 2021, e 78 em 2022.


O coordenador do projeto, William Campos, falou com emoção sobre o resultado apresentado.



“Passamos por um ano difícil, a prova mudou, passou a ser discursiva, e mesmo assim foi um resultado fantástico, com ingresso dos alunos em mais de 30 cursos. Isso dá muita energia para seguir em frente. É um trabalho de formiguinha que só aparece na hora dos resultados”, disse.


Aprovados no vestibular

Aprovada em 3º lugar no curso de Relações Internacionais, Giovanna Borges Carreiro Carvalho, de 18 anos, decidiu fazer o curso por sonhar em estudar em uma universidade pública.


“Minha experiência com o projeto foi a melhor possível, desde o 1° exame de qualificação os professores e coordenadores nos acompanharam, ajudaram e ensinaram. Todo o trabalho foi realizado com excelência e fez total diferença na minha aprovação”, relatou.


Classificada em 10º lugar no curso de medicina, Thamiris de Almeida, de 21 anos, entrou no projeto online por não ter condições financeiras para arcar com um curso pré-vestibular presencial.


“Quando comecei a ver as aulas, fiquei apaixonada pela didática maravilhosa dos professores e pela dedicação incansável de todos os docentes e coordenadores em fazer o projeto acontecer da melhor forma possível para todos. Graças ao curso preparatório eu pude realizar o meu grande sonho de cursar medicina em uma das melhores faculdades do Rio de Janeiro. O Pré-Uerj vale muito a pena!”, avaliou a moradora de São Gonçalo.


Já a aluna Juliana Passos, de 37 anos, que passou em medicina na Uerj de Cabo Frio, na Região dos Lagos, comemorou o resultado após passar por um procedimento cirúrgico no ano passado, que a impossibilitou de fazer a prova do Programa Passaporte Universitário de Maricá.


“Estou muito feliz porque no ano passado eu ia fazer a prova do Programa Passaporte Universitário e, no mesmo dia, eu passava por uma cirurgia para resolver um problema de saúde. Ou seja, parecia que no ano passado estava tudo perdido, e neste ano eu consegui passar no auge dos meus 37 anos de idade e seis anos estudando para medicina. Então, se você acha que já não tem mais tempo de sonhar, eu quero te dizer que é só o começo, que você pode tudo o que quiser”, afirmou.


O pré-Uerj

O projeto pré-Uerj existe desde 2018 e é aberto para estudantes de todo o Rio de Janeiro. O programa é 100% gratuito, com aulas diárias, ao vivo e online, atendimento individualizado e personalizado, psicológico, além de simulados. O êxito do projeto o levou à consagração do prêmio Paulo Freire, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) em 2022 como o melhor preparatório Ensino a Distância (EAD) do Rio de Janeiro.


No ano passado, foram 21 aulas especiais ofertadas de modo online das 15h às 22h, e voltadas de acordo com a carreira de cada aluno, sendo redação para todos os 361 estudantes que chegaram até o fim do preparatório. Ao todo, foram 131 horas de aula ao longo de cinco dias.


Os alunos de Medicina, Odontologia, Enfermagem, Nutrição, Educação Física e Ciências Biológicas tiveram cinco aulas de Química e quatro de Biologia. Já nas áreas humanas que envolvem os cursos de Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Filosofia, Pedagogia e Serviço Social foram oferecidas aulas de História Geral e do Brasil, além de Geografia e Português. Os estudantes do preparatório tiveram ainda aulas de Matemática, Inglês e Linguagens.


Todos os grupos tiveram aulas de redação, atendimento particular da disciplina por Whatsapp e orientação psicológica particular e gratuita. O curso atendeu a todos os estudantes cotistas ou de ampla concorrência de todo o estado do Rio de Janeiro.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.  

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.