top of page

Maricá disponibiliza questionário online sobre o Plano de Mobilidade Urbana

Moradores poderão inserir informações e sugestões sobre trânsito, transporte e locomoção na cidade


Fotos: Clarildo Menezes/Divulgação
Fotos: Clarildo Menezes/Divulgação

A Prefeitura de Maricá informou que vai iniciar nesta terça (14) uma nova etapa para a criação do Plano Municipal de Mobilidade Urbana. Até o dia 27/03, a Secretaria de Urbanismo, em parceria com o Instituto Darcy Ribeiro (IDR), disponibilizará um questionário online para coletar informações sobre o trânsito, transporte e locomoção na cidade. De 20 a 22 deste mês acontecem oficinas com equipes da Prefeitura e moradores. A terceira audiência pública, com apresentação das propostas, acontece no dia 26 de abril no auditório do Banco Mumbuca, no Centro. O formulário estará disponível no link www.marica.rj.gov.br/marica-mobilidade/participar-mobilidade. Para preencher é necessário clicar em ‘consulta online’ e informar os dados pessoais (nome, e-mail, bairro em que reside e se possui alguma deficiência). Após confirmar o cadastro inicial, o formulário dará acesso a um mapa onde o cidadão poderá marcar questões sobre acidentes frequentes de trânsito, engarrafamentos, problemas na calçada, falta de travessia de pedestres, ônibus lotados, falta de ciclovia, entre outros. Nesse documento, também será possível descrever o que o cidadão espera ser solucionado com o Plano de Mobilidade.


As questões respondidas serão contempladas no documento 5 que irá conter as propostas para a mobilidade no município. No dia 26 de abril acontece a terceira audiência pública que irá consolidar a etapa final das contribuições da população para finalização da versão final do documento.

Nos dias 20, 21 e 22 de março serão realizadas oficinas com equipes das secretarias de Trânsito e Engenharia Viária e de Urbanismo e das autarquias Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e Serviços de Obras de Maricá (Somar) para buscar informações sobre sistema viário e de infraestrutura que serão incluídas no documento de propostas. No dia 21, a oficina será aberta à população e acontecerá na Universidade Vassouras (Avenida Roberto Silveira, 437 – Flamengo), a partir das 13h30. A oficina faz parte da etapa de propostas para o Sistema de Mobilidade Urbana de Maricá. Neste documento serão incorporadas contribuições das atividades participativas e indicações para a melhoria de serviços, estruturas e funcionamento de questões relacionadas ao deslocamento. O documento vai incorporar soluções para aumento da capacidade viária, ampliação da malha cicloviária, propor intervenções para minimização de pontos críticos de congestionamento e acidentes; indicar novas ligações de linhas de ônibus, entre outras questões.


Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua



POLÍTICA