top of page

Maricá divulga orientações para casos suspeitos de gripe aviária

Mortes anormais de animais devem ser notificadas pelo (21) 964521960


Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Maricá informou por meio da Secretaria de Saúde, sobre a recomendação à população a adotar algumas medidas de prevenção e alerta para casos de animais infectados pelo vírus da gripe aviária (H5N1), que atinge várias espécies de aves domésticas, selvagens, além de alguns mamíferos. Em situações de mortalidade anormal e inexplicável desses animais, evite contato com os restos mortais e notifique a Vigilância em Saúde Ambiental pelo número (21) 96452-1960, pelo email notifica.viambmarica@gmail.com ou ainda presencialmente no seguinte endereço: Rodovia Amaral Peixoto, km 28,5, no edifício Maricá Center.



Também é necessário acionar a Vigilância em Saúde Ambiental ao verificar aves ou mamíferos em situação agonizante, que apresentem sintomas compatíveis com a gripe aviária. São eles: corrimento ou inchaço nos olhos; dificuldade para respirar; letargia; incapacidade de se levantar ou andar; convulsões; além de tremores. O setor orienta ainda os moradores a não capturarem ou recolherem animais com esses sinais, aguardando as orientações da vigilância.


Até o momento, não há registro de casos de animais infectados pela doença em Maricá e todos os 33 casos suspeitos em humanos no país foram descartados. As novas orientações seguem o estado de emergência zoosanitária estabelecido por 180 dias no Brasil pelo Ministério de Agricultura, publicado na última segunda (22) em razão da alta patogenicidade da gripe aviária — capacidade elevada do vírus infectar outros animais.


Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso canal do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.



POLÍTICA