top of page

Maricá lança ferramenta online para solicitação de serviços de iluminação pública

Com o site Ilumina Maricá, cidadão poderá pedir reparos em caso de lâmpadas apagadas, com funcionamento intermitente ou acesa de forma ininterrupta


Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Maricá, informou por meio da Secretaria de Iluminação Pública, lançou nesta quinta (22) a ferramenta “Ilumina Maricá”, que facilita a solicitação de serviços de manutenção de luminárias pelo cidadão, que poderá acompanhar a resolução do pedido pelo site ilumina.marica.rj.gov.br. A plataforma permite que o contribuinte solicite reparos relacionados a luminária apagada, com funcionamento intermitente ou acesa de forma ininterrupta.


Ao entrar no site, o cidadão deverá fazer um cadastro inserindo dados pessoais como CPF, telefone, nome e e-mail. Em seguida, deve selecionar a opção de registrar uma solicitação de iluminação pública, selecionar o local, escolher o tipo de reparo a ser atendido, registrar uma foto do local e descrever o problema. Por fim, o contribuinte receberá um protocolo de atendimento e poderá acompanhar a resolução pelo site. Com isso, o atendimento passa a ser 100% online. O site também permite que o cidadão aponte no mapa o ponto exato da solicitação fazendo com que a equipe técnica encontre o local com mais rapidez e facilidade.



A plataforma já era utilizada pelos colaboradores que recebiam as demandas por meio dos smartphones, com envio de informações obtidas em tempo real e o retorno enviado ao cidadão por meio de mensagem SMS. “O município está evoluindo tecnologicamente e a Secretaria de Iluminação está de olho e acompanha esse crescimento. O Ilumina Maricá chega para fazer com que o contribuinte nos ajude no atendimento das necessidades de iluminação pública da cidade”, disse o secretário de Iluminação Pública, Fábio Aguiar.


Os outros canais de atendimento da Secretaria continuam disponíveis: (21) 96461-3144, (21) 96461-3146 e (21) 97007-5655 (apenas mensagens de WhatsApp) para solicitação de serviços.

Maricá com mais de 3.000 novas lâmpadas de led - Além da informatização dos serviços administrativos, a secretaria também tem modernizado o parque de Iluminação com a substituição de mais de 3.000 luminárias de mercúrio por lâmpadas de led no município. Entre os bairros que já receberam a nova iluminação estão Parque Eldorado, Araçatiba, Itaipuaçu, Mumbuca, Parque Nanci, Flamengo, além de arenas, quadras poliesportivas, praças, passarelas e a Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106). “Maricá está com essa pegada de cidade inteligente (Smart City) então, a Secretaria de Iluminação está sempre buscando novas tecnologias para trazer ao município”, afirmou Fábio.


As lâmpadas de led têm maior durabilidade, com estimativa em torno de 60 mil horas, diferente das 24 mil horas de duração da lâmpada a vapor. Além disso, são recicláveis, emitem menos gás carbônico em comparação com as convencionais, possuem maior foco, luminosidade e reproduzem as cores do ambiente com mais fidelidade. Em termos de economia, as lâmpadas led chegam em torno de 60%. Aproximadamente 95% da energia elétrica é convertida diretamente em luminosidade, ao contrário das luminárias comuns, que o índice fica em 60%.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.



POLÍTICA