top of page

Niterói vacinou quase 20 mil animais contra raiva

Campanha acontece sempre aos sábados e vai até o dia 7 de outubro


Foto: Douglas Macedo/Divulgação
Foto: Douglas Macedo/Divulgação

Nas duas etapas da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal em Niterói, realizada pela Secretaria de Saúde, já foram vacinados 19.772 animais de estimação. Foram 8.978 animais imunizados na primeira etapa realizada no dia 16 na região Praias da Baía, sendo 6.207 cães e 2.587 gatos. Já no último sábado (23), quando a campanha esteve na Região Norte, os números foram mais expressivos, com 10.794 animais vacinados, sendo 6.192 cães e 8.978 gatos.

Os cães devem ser conduzidos por coleiras e, em casos de animais grandes, com focinheiras. Os gatos devem ser levados em caixas de transporte, uma vez que esses animais se estressam facilmente e podem fugir. A pessoa que for conduzir um animal para vacinar deve saber fazer a contenção e ter autoridade sobre ele. A contenção é de responsabilidade do condutor, cabendo ao vacinador apenas a aplicação da dose.



Raiva animal - A raiva é uma doença gravíssima que apresenta quase 100% de letalidade. No meio urbano, ela pode ser transmitida principalmente por cães ou gatos. Até os anos 1980 ainda havia casos de raiva humana na cidade, transmitida por cães. A partir daí, quando foram instituídas as campanhas anuais de vacinação animal, ninguém mais morreu por essa doença no município.

“No dia que a vacinação estiver acontecendo na sua região, é muito importante levar o seu animalzinho em um dos postos próximos a você. Os cães e gatos, machos e fêmeas, deverão ser vacinados”, afirmou o chefe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), o veterinário Fábio Villas Boas.


Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.