top of page

Posts com informações falsas sobre fraudes nas urnas eletrônicas crescem 154% no Facebook

Número de postagens com informações falsas sobre fraudes na urnas eletrônicas é o maior das últimas quatro eleições


Foto: Reuters | Fábio Pozzebom/Agência Brasil
Foto: Reuters | Fábio Pozzebom/Agência Brasil

Brasil 247 - As publicações com informações falsas sobre fraudes nas urnas eletrônicas publicadas em páginas do Facebook cresceram 154% neste ano em comparação com o mesmo período de 2018. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, o número de postagens do gênero é o maior já registrado nas últimas quatro eleições.


Ainda segundo a reportagem, um levantamento de agência Lupa, com a ferramenta de monitoramento CrowdTangle, da Meta, aponta que a existência de ao menos “5,6 mil posts virais em grupos e páginas do Facebook citando ao mesmo tempo os termos ‘urnas eletrônicas’ e ‘fraude’ do dia 1º de janeiro a 29 de julho de 2022, totalizando 356 mil interações”.




A ferramenta apontou, ainda, que as postagens com o termo “não houve fraude nas urnas eletrônicas” chegaram a apenas 447, correspondendo a 8,5% do total pesquisado. O número de postagens virais sugerindo que os equipamentos eram passíveis de fraudes disparou em 2018, ano em que Jair Bolsonaro foi eleito.


Naquele ano, os posts do gênero chegaram a 2,2 mil, com um total de 150 mil interações. Nas eleições anteriores, em 2014 e 2016, foram registradas 497 e 1,1 mil postagens virais sobre a suposta existência de fraudes nas urnas. Jair Bolsonaro e seus apoiadores têm desferidos seguidos ataques ao sistema eleitoral, além de afirmar, sem provas, de que as urnas são passíveis de serem fraudadas.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.



POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page