top of page

STJ julga royalties para São Gonçalo no dia 19 de abril

Município pleiteia participação maior na divisão dos recursos

Foto: Divulgação Petrobras
Foto: Divulgação Petrobras

A Tribuna - O Superior Tribunal de Justiça (STJ) definiu uma nova data para o julgamento da ação sobre os royalties do petróleo: a sessão foi marcada para 19 de abril, às 9h, no Plenário do STJ. Os municipics de São Gonçalo, Guapimirim e Magé pleiteiam maior parcela da distribuição de recursos, atualmente divididos entre Niterói, Maricá e Rio de Janeiro.


Inicialmente, o julgamento estava marcado para o dia 7 de março, mas foi retirado de pauta após os ministros pedirem vista do processo. Na última quinta-feira (30/3), o ST3 definiu a nova data. Até a manhã desta segunda-feira (3/4), já tinham sido intimados a participar o Município de Niterói, o Ministério Público Federal (MPF) e a Procuradoria Geral Federal.



São Gonçalo, Magé e Guapimirim haviam entrado com ação contra a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e contra a Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para serem incluídos como beneficiários das zonas principais dos campos produtores de Berbigão, Norte de Berbigão, Sul de Berbigão, Sul de Tupi e Tupi.


O Tribunal Regional Federal da 2º Região (TRF-2), em Brasilia, deu ganho de causa às cidades. Os municipios que perderam recursos entraram com recurso no STJ. A apelação será julgada no dia 19, mas a ministra Maria Thereza de Assis Moura, em decisão monocrática emitida em setembro de 2022, suspendeu a liminar que garantia os repasses às cidades que reclamavam.


De acordo com a ANP, enquanto perdurou a decisão em caráter liminar no Processo Judicial, os Municípios de São Gonçalo, Magé e Guapimirim tiveram seus royalties e participação especial majorados em um montante de R$ 612.752.167,62. A agência entrou com recurso para que as cidades devolvam o montante.


A ação movida pelas cidades contra a ANP e o IBGE teve como base uma decisão judicial favorável ao município de São Sebastião, em São Paulo, que passou a ser considerado confrontante com novos campos de produção, sendo beneficiado pela redistribuição de parcelas de royalties de petróleo pela ANP.


Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso Canal do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.



POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page