Após convulsão de Henri Castelli no BBB, saiba o que é o 'protocolo C.A.L.M.A.'
- Jornal Daki

- há 2 horas
- 1 min de leitura

A convulsão do ator Henri Castelli no BBB 26 reacendeu o alerta sobre como agir corretamente nesses momentos, gerando até críticas nas redes sociais pela suposta demora no atendimento, enquanto os protocolos foram corretamente seguidos. Especialistas da Associação Brasileira de Epilepsia explicaram ao “Fantástico” o protocolo C.A.L.M.A., criado para guiar qualquer pessoa. A primeira atitude é manter a C – Calma, pois a crise costuma durar pouco e cessa espontaneamente. Em seguida, A – Afastar objetos que possam machucar a pessoa.
O próximo passo é L – Lateralizar, colocando a pessoa de lado na posição de segurança. “Isso evita que ela engasgue caso vomite”, explicou a neurologista Letícia Sampaio. É importante não tentar segurar a língua, o que é um mito perigoso. Depois, M – Marcar o tempo da crise; se passar de 5 minutos, é necessário chamar o SAMU (192).
Por fim, A – Acompanhar a pessoa até ela recobrar a consciência, pois pode acordar confusa, como ocorreu com Henri. O neurologista Bruno Castelo Branco explicou que o ator teve uma crise por estresse, privação de sono e esforço físico, mas exames descartaram epilepsia.
Nos siga no BlueSky AQUI.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.














































































Comentários