Avante, trovadores! UBT São Gonçalo elege nova diretoria
- Jornal Daki

- 9 de out. de 2022
- 3 min de leitura
Veteranos e novatos assumem entidade no biênio 2023-24

A União Brasileira de Trovadores – Seção São Gonçalo, elegeu na última sexta (7) a nova diretoria para o biênio 2023/2024. O grupo mescla trovadores novos e renomados, que terá à frente da entidade, o professor e poeta Renato Cardoso como presidente, e o jovem poeta cordelista Ezequiel Alcântara como vice-presidente administrativo da seção municipal.
Além de Cardoso e Alcântara, irão compor a nova diretoria o trovador e ex-presidente da seção São Gonçalo, Levi Alucinação, que será o vice de cultura; o jornalista J.Sobrinho, que será o vice de relações públicas; a escritora e poetisa Angela Moreira, que será a vice de finanças; a escritora e poetisa Rachal Santo Antônio, que desempenhará a função de secretária, e o fundador da seção e trovador, Gilvan Carneiro da Silva, que será o assessor da diretoria; além dos jovens João Pedro Gonçalves e Maria Eduarda Rodrigues, que ocuparão a coordenadoria da Juventrova.
"Sinto-me grato e orgulhoso por compor a nova diretoria, pois faz-me vislumbrar a realização de projetos grandiosos em prol da instituição (UBT), para a seção (SG) e pela cultura e a trova, difundindo-a em todos os âmbitos. Fui cotado pelos trovadores para ser o presidente nessa eleição, porém vi que não poderia assumir uma responsabilidade e liguei para o Renato Cardoso, que já atuou em prol da UBT Nacional. Conversamos muito e concordamos sobre formarmos a chapa juntos, com ele à frente. Espero que venha logo 2023 para assim mostrarmos ao mundo cultural de São Gonçalo o que é a Trova e o que é um 'barulho' bem feito", disse Ezequiel Alcântara, 22, poeta, cordelista e trovador, graduando em Filosofia pela UFF, revelando um pouco dos bastidores de composição da chapa eleita.
A União Brasileira de Trovadores (UBT) é uma associação civil, cultural e recreativa, de âmbito nacional e tem como finalidade o estudo, cultivo, divulgação da trova e congraçamento dos trovadores. A UBT tem seções espalhadas pelo Brasil e pelo exterior. A seção São Gonçalo conta com um grupo de aproximadamente 25 trovadores, entre jovens e adultos.
Em São Gonçalo, a União Brasileira de Trovadores foi fundada, ainda como delegacia, em 2008, pelo trovador Gilvan Carneiro da Silva. Com o tempo e adesão de novos membros, a UBT gonçalense passou ao status de seção, sendo presidida pelo professor Oswaldo Luiz Ferreira.
“Voltar para UBT, como presidente, é uma honra para mim. Uma instituição que conheci em 2016, através do trovador Gilvan Carneiro da Silva, e que tenho um carinho imenso, onde pude desenvolver o projeto juventrova, chegando a diretoria nacional em 2018 e 2019. A marca maior da nova diretoria e manter o incansável trabalho, que as demais diretorias fizeram em prol da trova da UBT. Projetos estão sendo pensados e uma coisa eu posso garantir: teremos um ano 2023 bem ativo. Nossa principal meta é valorizar, ainda mais, a trova e tornar a UBT cada vez mais conhecida em nosso município. Com certeza será um trabalho para, com e pela trova” – finaliza o trovador e poeta Renato Cardoso, novo presidente da seção local.
A União Brasileira de Trovadores se reúne, toda segunda sexta de cada mês, a partir de 17h, no Abrigo Cristor Redentor, na Rua Dr. Nilo Peçanha, 320, Centro, São Gonçalo.
DIRETORIA UBT SEÇÃO SÃO GONÇALO
——————————–
Presidente: Renato Cardoso
Vice Administração: Ezequiel Alcântara
Vice Cultura: Levi Alucinação
Vice Relações Públicas: Jota Sobrinho
Vice Finanças: Ângela Moreira
Secretária: Rachel Santo Antônio
Coordenadores do Projeto Juventrova: Maria Eduarda Rodrigues e João Pedro Gonçalves
Assessor da diretoria: Gilvan Carneiro da Silva
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.















































































Comentários