top of page

Dia de Reis: missas, folia e procissão celebram visita dos magos ao menino Jesus

Dia 6 de janeiro celebra a passagem bíblica sobre a visita dos magos ao menino Jesus


Foto: Pixabay
Foto: Pixabay




Foi em um dia 6 de janeiro, em Belém, que magos, guiados por uma estrela, chegaram até um menino recém-nascido e o presentearam com ouro, incenso e mirra. É o que diz a passagem bíblica sobre o que teria sido a primeira visita que Maria e Jesus receberam, 12 dias após o nascimento do menino Jesus.


Apesar de a data ser conhecida como Dia de Reis e de os magos serem apontados como reis magos, a passagem da Bíblia não fala em reis. Além disso, não diz quantas pessoas chegaram até Jesus ainda bebê, nem cita os nomes dos visitantes.


Segundo historiadores, os magos começaram a ser chamados de reis durante a Idade Média e são apontados como três pela quantidade de presentes dados a Jesus.



Mesmo com poucas certezas sobre o que pode ter acontecido naquela visita, o Dia de Reis é celebrado anualmente em 6 de janeiro, e simboliza o encerramento das festas natalinas. Na data, é costume as famílias desmontarem e guardarem o presépio e a árvore de Natal.


Folia de Reis


A Folia de Reis começa em 24 de dezembro, antes do nascimento de Jesus, e dura até o dia 6 de janeiro, data da chegada dos reis a Belém. A festividade é tradição em alguns lugares do mundo e em algumas cidades brasileiras.


Tradição italiana


Em Salto (SP), há 20 anos, a Sociedade Italiana Giuseppe Verdi celebra a data com a realização da Santa Missa, em língua italiana, e a apresentação do Grupo Folia de Reis de Salto.


José Odair Peron, presidente da Sociedade Italiana de Salto, explica que a celebração feita na cidade tem como base a lenda da Befana, figura celebrada na Itália que conta sobre a visita dos reis magos a partir de outra narrativa.



"No folclore italiano, os magos bateram na porta da casa da Befana e perguntaram sobre o menino Jesus. Ela não quis atender e eles foram embora. Só que ela se arrepende disso, vai atrás dos magos, mas não encontra eles mais. E aí ela promete que entregaria um presente para cada criança que encontrasse."


Segundo José Peron, do dia 5 para o dia 6 de janeiro, as crianças na Itália colocam uma meia para receber um presente da Befana, que é vista como uma figura de Natal, pois deixa bons presentes para as crianças que foram boas e um pedaço de carvão para aquelas que não se comportaram.


*Com informações G1


Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page