Gripe Aviária: Brasil zera casos em granjas e anuncia fim da doença no país
- Jornal Daki
- 18 de jun.
- 1 min de leitura

Nesta quarta-feira (18), o Brasil foi declarado livre da gripe aviária, após cumprir um período de 28 dias sem registrar novos casos em granjas comerciais. O prazo começou após a desinfecção da granja de Montenegro (RS), onde ocorreu o único foco da doença em produção comercial. O Ministério da Agricultura comunicou o novo status à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e iniciou a notificação aos países importadores de carne de frango.
A medida pode ajudar a reverter os embargos impostos por cerca de 80 países, que afetaram as exportações brasileiras, mesmo sem risco de transmissão por consumo de carne ou ovos.
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, destacou que o país seguiu todos os protocolos sanitários com transparência e eficiência. Desde o caso em Montenegro, todas as suspeitas em granjas foram investigadas e descartadas. Apesar de ainda existirem casos em aves silvestres ou criações domésticas, o Brasil nunca teve registros em humanos.
Nos siga no BlueSky AQUI.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.
Comentários