top of page

O que significa 'calabreso', usado em treta do 'BBB 24'?

Criador do termo, Toninho Tornado explica como nasceu bordão


Foto: Reprodução/TV Globo
Foto: Reprodução/TV Globo

"Vai lá, 'calabreso'", foi o que Davi disse para Lucas Henrique no "Big Brother Brasil 24". O termo gerou uma desconfiança da casa inteira, já que os confinados ficaram confusos sobre o baiano ter usado a palavra por gordofobia. MC Bin Laden chegou a falar que era chamado assim aqui fora com esse tom pejorativo, mas depois disse não acreditar que o motorista estava sendo gordofóbico. Afinal, o que é "calabreso"?


O termo nasceu com Toninho Tornado, ator e humorista que se tornou popular na internet após começar a trocar o gênero das palavras. O que é feminino ele coloca no masculino. Em participações em podcasts, o artista comentou sobre como nasceu a ideia do bordão de inverter as palavras e contou que tudo começou com "delícia".



"Eu 'trampava' com um brother meu que era estressadão. Ele chegava segunda-feira estressado e eu falei: 'Hoje é o dia'. Ele chegou no trampo e eu falei: 'E aí, 'delício', firmeza?". Ele: 'O que você falou, mano?' (...). Aí eu vi que deu certo. Para eu confirmar se o bordão está bom ou não, o que eu fiz? Eu morava num prédio, no primeiro andar. Eu pedi uma pizza, o motoboy 'colou', e eu falei: 'Filho, fica aí na janela que eu vou atender o interfone. Vê a reação do maluco, lá'. Quando apertou o interfone eu: 'Opa, pizza, ô 'delício', pera aí que meu filho vai...'. (O motoboy disse) 'O que você falou?!'. Então já desliguei, funcionou".



Além do "delício" e do "calabreso", Toninho Tornado tem mais várias palavras com o gênero trocado que usa em vídeos de humor. No Podpah, o artista conseguiu enumerar 123 termos que usa em suas piadas, que seriam originalmente palavras femininas, mas ele as transforma. Dentre os exemplos, "Iveto Sangalo", "Madono", "Caldo de cano" e "Caso lotérico".


Entenda a treta entre Davi, Lucas e MC Bin Laden


Tudo começou quando Davi não gostou de ouvir Lucas Henrique citando o seu nome durante uma conversa e resolveu tirar satisfação com o brother. Na discussão, o baiano chamou o professor de fofoqueiro e logo os dois trocaram algumas ofensas. Depois, MC Bin Laden entrou na briga e ficou bastante irritado por Davi ter dito que ele era manipulador. Os dois precisaram ser afastados por outros integrantes da casa de tão intensa que foi a discussão.


No bate-boca, Davi chamou Lucas Henrique de "calabreso" e isso piorou a situação tensa na casa. MC Bin Laden disse que o motorista queria ofender o professor, que teria usado o termo por gordofobia. Um tempo depois, o funkeiro declarou não achar que o baiano foi gordofóbico. Nesse meio tempo, boa parte do elenco do "BBB 24" foi entender de Davi o motivo dele ter usado a palavra.


Até Xanddy Harmonia, que fez show depois dessa confusão toda na casa, brincou com o episódio. Ele disse que entraria para "harmonizar" a casa e provocou os fãs: "Se eu falar 'boa noite, calabresos', será que o Boninho me coloca no paredão?". O termo, aliás, foi uma criação do ator e humorista Toninho Tornado e se tornou meme nas redes sociais.


*Com informações Extra


Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI



POLÍTICA