top of page

Pesquisa revela desmonte das políticas sociais no governo Bolsonaro

Políticas de combate ao racismo, proteção às mulheres e investimento na educação infantil foram as áreas mais afetadas


Foto: Pedro Ladeira/Folhapress
Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

Revista Fórum - O Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) divulgou nesta (12) a pesquisa "A Conta do Desmonte - Balanço Geral do Orçamento da União" revela que o governo Bolsonaro encerrou financiamentos ou interrompeu políticas sociais.


De acordo com a pesquisa do Inesc, o ano de 2021 foi um dos piores. Os recursos para enfrentar a Covid-19 caíram 79% em relação a 2020. A pasta da Saúde perdeu R$ 10 bilhões em termos reais entre 2019 e 2021, quando subtraídas as verbas destinadas ao combate a pandemia.


Entre 2020 e 2021, não foram gastos quaisquer recursos com as políticas de habitação de interesse social. As ações de assistência para crianças e adolescentes perdeu R$ 149 milhões entre 2019 e 2021. A educação infantil teve o seu orçamento reduzido em mais de quatro vezes em apenas três anos.


As políticas de combate ao racismo e de promoção a igualdade racial, de responsabilidade do Ministério da Família, sob o comando de Damares Alves, tiveram o investimento diminuído em mais de oito vezes.

Também sob responsabilidade da ministra Damares Alves, as políticas voltadas às mulheres caíram 46% de 2021 para 2020.


A coordenadora da Assessoria Política do Inesc, Nathalie Beghin, afirma que o "Brasil andou para trás em 2021. "Ao alimentar uma falsa dicotomia entre vida e economia, mas sem 'salvar' nenhuma delas, o mandato de Jair Bolsonaro: deixou mais de 660 mil pessoas morrerem de Covid-19 - boa parte dessas mortes evitáveis; jogou milhares na extrema pobreza e no desemprego, e baixou consideravelmente o poder de compra dos trabalhadores ao deixar a inflação descontrolada", disse.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.






POLÍTICA