top of page

Esgotosfera da direita a mil com a 'legalização das drogas'

Por Helcio Albano

A planta tão temida pela hipocrisia/Foto: Pixabay
A planta tão temida pela hipocrisia/Foto: Pixabay

Bom, pra início de conversa, o julgamento que ocorre no STF não trata de liberar geral as drogas. Se você viu isso em algum lugar - e com certeza deve ter visto -, o rechace imediatamente. E ainda chame atenção do vacilão que espalha a lorota pra te impressionar. O que os ministros da corte discutem, é a descriminalização APENAS da maconha para uso pessoal, estabelecendo, para tanto, o porte de até 60g da substância.


Embora ache razoável a decisão (o placar já está em 4x0 pela descriminalização), nem vou entrar no mérito. Eu quero discorrer aqui sobre essa estratégia escrota, consciente, desonesta e hipócrita da direita de distorcer um assunto sério e complexo para desgastar politicamente os adversários com mentiras e bordões idiotas. Até vídeo com ajuntamento de usuários de opioides sintéticos dos EUA espalham para ilustrar "o que acontece nos lugares onde liberaram as drogas".


[PS: O uso de opioides nos EUA é uma epidemia, equivalendo ao crack no Brasil. Lá, o consumo e morte por overdose de opioides caíram em estados onde foi liberada a maconha. Chupa, fascista!].



Fumar maconha na adolescência, quem nunca? Mas quem paga caro por um beck, ou até um fino no bolso, é o menino preto favelado, para quem a polícia não tem lá muito boa vontade numa abordagem. O leva pra delegacia, ficha, é encarcerado e condenado como traficante por uma Justiça que acredita única e exclusivamente na palavra do PM que fez a ocorrência.


E aqui a tragédia brasileira se consuma, num case de sucesso às avessas: vai se formar bandido na cadeia.


Esse é o sistema.


Siga @helcioalbano


Baixe o 2º Volume do livro Reflexões de proa, de Helcio Albano. Abaixo:

Reflexões_ebook.2
.pdf
Fazer download de PDF • 1.53MB

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso canal do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

Helcio Albano é jornalista e editor-chefe do Jornal Daki.



POLÍTICA