top of page

Garcia, Moro, Deltan e os segredos de Curitiba

Por Helcio Albano

Esse trio ainda vai dar muito o que falar/Foto: Reprodução
Esse trio ainda vai dar muito o que falar/Foto: Reprodução

Não sei se o amigo leitor está acompanhando as novas revelações da turma da Lava Jato. Pois bem, Curitiba abrigou por um bom tempo um antro de bandidos togados que - pasmem, senhores! - fez os políticos que tanto maldiziam parecerem crianças inocentes no jardim de infância.


A "Vaza Jato" já tinha nos mostrado o conluio entre juízo e procuradores que, sem pudor algum, atropelaram a legalidade para alcançar seus objetivos que nada tinham a ver com combate à corrupção. "Bah!", reagiria um reaça gaúcho: "Lula é ladrão e todo mundo sabe disso", lacraria com convicção o rapaz. Porém, a coisa é muito, muito pior. E até o incauto rapaz há de concordar. Veja:



Um empresário e ex-deputado um tanto nebuloso, que atende por Tony Garcia, resolveu falar e entregar a quadrilha. Segundo o sujeito com nome de cantor melody, Moro e Dallagnol, basicamente, montaram seu império do mal em cima de um roteiro de extorsão e chantagem a desembargadores que atuam no malfadado TRF4. Os doutos da lei teriam sido filmados com as "primas" do Paraná.



E mais: Garcia, outrora cagado com a Justiça, resolveu colaborar como X9 do Moro em troca de proteção contra a cadeia, gravando outros empresários e políticos desafetos do marreco e do fundamentalista Deltan para pegar algo de comprometedor que facilitasse - agora está óbvio - a carreira política da dupla paranaense.


Isso explica o porquê de todas as aberrações da LJ terem passado: rabo preso. Não era república de Curitiba. Era república dos dossiês.


Agora, uma pergunta: quem fica como detentor desses segredos?


Siga @helcioalbano


***

Baixe o 2º Volume do livro Reflexões de proa, de Helcio Albano.

Reflexões_ebook.2
.pdf
Fazer download de PDF • 1.53MB

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso canal do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

Helcio Albano é jornalista e editor-chefe do Jornal Daki.