Governo Trump critica Brasil em relatório: Pix, Mercosul, 'taxa das blusinhas' e pirataria na 25 de Março
- Jornal Daki

- há 3 horas
- 2 min de leitura
Documento da Casa Branca aponta barreiras comerciais e tratamento preferencial ao sistema de pagamento brasileiro como entraves aos negócios americanos

A Casa Branca divulgou nesta quarta-feira (1º) um relatório com críticas ao Brasil em temas comerciais. O documento aponta entraves como a “taxa das blusinhas”, o sistema de pagamento Pix, as tarifas do Mercosul e a falta de combate à pirataria, com menção direta à rua 25 de Março, em São Paulo.
O relatório afirma que o Brasil impõe tarifas relativamente altas sobre produtos como automóveis, eletrônicos, plásticos e têxteis. A “taxa das blusinhas”, sancionada em 2024, estabelece tributação de 20% sobre compras internacionais de até US$ 50 – para valores superiores, a alíquota pode chegar a 60%. A medida é considerada pelo governo americano uma barreira comercial.
O Pix também é alvo de críticas. O documento sustenta que o tratamento preferencial concedido ao sistema de pagamento instantâneo prejudica fornecedores de serviços eletrônicos dos EUA, especialmente instituições financeiras com mais de 500 mil contas. A Casa Branca já havia iniciado investigação contra o Brasil por práticas alegadamente desleais envolvendo o Pix e outros mercados.
O relatório menciona ainda o Mercosul, afirmando que a falta de previsibilidade nas taxas alfandegárias brasileiras dificulta negócios para exportadores americanos. Outro ponto é a pirataria: o documento cita a rua 25 de Março, em São Paulo, como exemplo de mercado de produtos falsificados que, segundo a Casa Branca, merece combate intensificado.
O governo americano argumenta que as políticas adotadas pelo Brasil aumentam barreiras comerciais e recomenda a revisão das medidas para melhorar a relação bilateral.
Nos siga no BlueSky AQUI.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.








































































Comentários