top of page

LDO: Governo Nelson veta emendas da oposição e discussão deve varar a madrugada na Câmara

Foto do escritor: Jornal DakiJornal Daki

Atitude dos parlamentares pegou lideranças do governo de surpresa


Por Rodrigo Melo

Foto: Reprodução TV Câmara
Foto: Reprodução TV Câmara

O governo Nelson Ruas (PL) vetou todas as 141 emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) propostas pelos três vereadores de oposição, Prof. Josemar (PSOL), Priscilla Canedo (PT) e Romario Regis (PCdoB). Foram 241 vetos ao todo às proposições parlamentares à LDO 2022.


Nada novo sob o luar. Inédita foi a reação.



Historicamente, os vetos são votados em bloco e mantidos pela ampla base governista na Câmara e vida que segue. Só que dessa vez o trio usou de suas prerrogativas, colocou o regimento interno da Casa Legislativa debaixo do braço, e decidiu debater, na sessão desta quarta (11), um por um os vetos do prefeito.



Discussão que deve entrar madrugada a dentro até de manhã, para o desespero do presidente da Câmara, Lecinho Bredas (MDB) e dos líderes do governo que nada podem fazer, como admitiu o vereador Alexandre Gomes (PV).



A atitude não deve sensibilizar nenhum dos 24 vereadores governistas em derrubar os vetos dados pelo prefeito. Mas, na prática, obriga o Parlamento a dar única e exclusivamente holofotes a todas as pautas da oposição construídas ao longo do primeiro semestre. Podendo, agora, serem mostradas, ponto por ponto, à sociedade através da TV Câmara. Além, é claro, de ficarem gravados nos arquivos taquigráficos para a posteridade.


Jogada de Mestre.


Agora é ver se seguram o tranco até a alvorada.


Atualizado às 9h56 de 12/08/2021.



POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page