Rádio Aliança FM faz 20 anos
- Jornal Daki

- 20 de jul. de 2023
- 2 min de leitura
Emissora, amiga da comunidade, nasceu fruto da luta pela democratização dos meios de comunicação em São Gonçalo
Por Cláudio Figueiras

Hoje, 20 de julho, Dia do Amigo, a Rádio Difusora Aliança 98,7 FM completa oficialmente vinte anos de existência irradiando informação, cultura, serviços e os valores da cidade de São Gonçalo.
A Aliança, rádio amiga da comunidade, nasceu na esteira da luta pela democratização dos meios de comunicação no Brasil. E quem lembra dessa luta é o radialista e fundador da emissora, Francisco Freire:
"A Aliança surgiu da Rádio Sideral no contexto da luta pela legalização das rádios comunitárias. Ela inclusive foi fechada pela Anatel. Por causa disso, entramos de cabeça na luta por uma lei municipal de rádio-difusão, que chegou a ser aprovada na Câmara e sancionada pelo prefeito Doutor Charles à epoca. Mas a Anatel não reconhecia leis locais. Coisa que só veio acontecer após uma legislação federal de rádios comunitárias. Foi só quando essa lei saiu que os associados da rádio decidiram entrar com pedido de uma outorga de rádio, agora já como Rádio Aliança. O que se concretizou em 20 de julho de 2023", lembra Freire, que comanda o programa de variedades Manhã Aliança, de terça a sexta-feira.
A Aliança FM desde então funciona como uma rádio comunitária, emissora licenciada pelo Ministério das Comunicações, operando na frequência de 98,7 FM com potência de 25 w para parte da região de São Gonçalo. Ela é mantida pela Associação Comunitária de Comunicação e Cultura Aliança.
Já passaram pelos microfones da Aliança grandes personalidades de dentro e fora de São Gonçalo, como artistas, políticos e esportistas, entre eles o ex-técnico que fez histórias com a seleção feminina de futebol, Renê Simões, e o eterno craque rubro-negro, Zico.
Além da boa e velha transmissão pelo dial FM, a Aliança também irradia sua programação pela internet, no site próprio (https://www.radioaliancafm.com.br), apps webradio e pelos canais digitais de streaming como Facebook e YouTube, que dão alcance mundial à emissora gonçalense sediada no Porto Novo.
"A Aliança é um verdadeiro monumento à democracia, à pluralidade e à liberdade de expressão em São Gonçalo. Fomos muito bem acolhidos por todos e hoje podemos dizer que pertencemos e construímos a história dessa rádio que tem muito ainda a contribuir para o pleno desenvolvimento da cidade. Vida longa à Rádio Difusora Aliança 98,7 FM!", disse Helcio Albano, que junto com Cris Souza, comandam o Programa Daki, aos sábados.

Por estar subordinada à lei das rádios comunitárias, a Aliança não pode fazer exploração comercial de sua programação e nem vender publicidade, sobrevivendo, portanto, apenas das receitas advindas da Associação, doações da comunidade e apoios culturais.
Para ajudar a Aliança a se manter de pé, forte e relevante para a sociedade nos próximos vinte anos, contribua. Entre em contato pelo Pix 92327400791 (CPF) ou pela vaquinha virtual https://ajudaja.com.br/campanha/?x=25353
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso canal do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.















































































Comentários