top of page

São Gonçalo passa a vacinar contra HPV em dose única

Mudança foi determinada pelo Ministério da Saúde



O Ministério da Saúde mudou o esquema de vacinação com o imunizante contra o Papilomavírus Humano (HPV). A partir desta terça-feira (9), a Secretaria de Saúde e Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo passa a vacinar contra o HPV todos os gonçalenses com idades entre 9 e 19 anos, meninos e meninas, com dose única. A vacina está disponível nos postos da rede municipal de saúde com sala de vacina, de segunda a sexta, das 8h às 17h.

A partir de agora, os adolescentes de até 19 anos, 11 meses e 29 dias que não foram vacinados também poderão se imunizar. Houve a inclusão das pessoas portadoras de papilomatose respiratória recorrente (PRR) como grupo prioritário para a vacinação. “Faremos uma estratégia de resgate de adolescentes até 19 anos não vacinados para atualizar a caderneta de vacinação. E se o indivíduo já tem alguma dose, o esquema vacinal será considerado concluído”, disse a coordenadora de imunização da Secretaria, Letícia Rodrigues.

Além dos adolescentes, grupos com condições clínicas especiais até os 45 anos também podem tomar esta vacina, fazendo a solicitação na unidade de saúde mais próxima da sua residência, comprovando com laudo médico a comorbidade (pessoas vivendo com HIV/AIDS, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea, pacientes oncológicos) indicando a vacina, segundo o Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (Crie). As vítimas de violência sexual até 45 anos também têm direito. Para esses públicos, não houve nenhuma mudança na vacinação.

Os portadores de PPR seguirão a recomendação do esquema de três doses (0, 2 e 6 meses), independentemente da idade e com prescrição médica. A HPV é a mais frequente Infecção Sexualmente Transmissível (IST) no mundo. A vacinação contra o HPV em adolescentes mostra resultados positivos no que diz respeito a prevenção e redução das doenças ocasionadas pelo vírus HPV (câncer do colo do útero, vulva, vagina, região anal, pênis e orofaringe e verrugas genitais).


Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page