top of page

A caverna do capitão e a realidade que não está posta

Por Helcio Albano

Representação do mito da caverna de Platão
Representação do mito da caverna de Platão


Semana cheia. Bem cheia. A janela partidária fechou e agora temos um esboço mais ou menos definido do que será o desenho eleitoral em São Gonçalo. Alguns partidos, como os da federação (PT, PCdoB e PV) fazem mistério sobre suas nominatas de vereadores, mas não deve haver maiores surpresas.


À direita do campo de disputa, Douglas Ruas (PL), deputado estadual e filho do prefeito, tem controle total das peças que vão disputar a peleja; e, o mais importante: a resignação dos candidatos que sabem que farão apenas figuração, porém, muito bem alocados com cargos e algumas benesses da prefeitura.


Ter a máquina é uma coisa, ter e saber usá-la faz toda a diferença. Será muito difícil bater a turma do capitão. Mas não impossível.


LEIA MAIS:


A realidade às vezes é vista dentro de uma caverna. E é isso o que está acontecendo em relação à gestão Nelson em que o oba-oba pode ser apenas a sombra de uma boa obra de comunicação e marketing político. E isso é inegável.


Mas há fendas que podem fazer o castelo de cartas ruir. Sobretudo no que está além da zeladoria dos DCO's. Isto é: nas redes e equipamentos de Saúde, Educação e Assistência Social, onde há falhas gravíssimas e indícios cada vez mais evidentes de malversação do dinheiro público.


Quando membros de um governo arrogante creem que a oposição não existe, eles ficam tentados a cometer toda sorte de malfeitos até se lambuzar. Pois a primeira coisa que prescindem de ter ao lado é o tal do cara do "vai dar merda" como bom conselheiro.


A ver agora o que a rapaziada da centro-canhota irá fazer com isso.


Plus

Como a semana foi cheia, tinha que ter plus, claro.


Começou na segunda (8), com uma linda solenidade na Câmara em razão do 6 de Abril de 1579 e dos 445 anos de São Gonçalo.


Cristiana Albano, Priscilla Canedo, Maria Nelma e Helcio Albano na solenidade que homenageou a professora.
Cristiana Albano, Priscilla Canedo, Maria Nelma e Helcio Albano na solenidade que homenageou a professora.

O evento, organizado pelo mandato da vereadora Priscilla Canedo (PT), reuniu estudiosos e agentes culturais do município - entre eles a profa. Maria Nelma, homenageada com a Medalha Joaquim Lavoura -, e acabou sendo um contraponto à insensibilidade do governo Nelson que, só não ignorou solenemente a fundação da cidade, porque fez e publicou às pressas um vídeo mequetrefe em alusão a data no próprio dia 6, um sábado.


O que estava horrível ficou horroroso.


Bônus

Já na sexta (12), teve o lançamento oficial da quarta edição do livro "O município de São Gonçalo e sua história", da profa. Maria Nelma, que tive o prazer de editar e escrever a orelha. Mó orgulho!


No Empório, na entrada do Boaçu, onde foi o lançamento, se encontraram pessoas que pensam, fazem e amam São Gonçalo de verdade. O que me dá esperança que dá pra virar o jogo de descaso e desmazelo com esta cidade.


Toque na imagem para ampliar.


Bônus-Track

E se ainda não bastasse tanta emoção, eis que o Irã ataca Israel e nos coloca à beira do precipício de uma - cada vez mais real - guerra mundial.


E, dessa vez, nuclear.


Nos proteja São Gonçalo de Amarante!


Siga @helcioalbano


Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.


Helcio Albano é jornalista e editor-chefe do Jornal Daki.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page