top of page

Meninos, eu vi: o efeito Aparecida nas eleições

Por Helcio Albano


Bom, como sabemos, a campanha começou a vera na sexta (16) e fomos às ruas acompanhar in loco o 1º corpo a corpo da dobradinha Dimas-Aparecida. E, de cara, posso falar-te: a eleição está aberta. Muito longe das "favas contadas" que a máquina de propaganda nelson-bolsonarista faz-nos crer com a força avassaladora - e sedutora - da grana que eles têm a dar de pau. E falo que está aberta por uma série de motivos, mas este em especial: o fator Aparecida.


A senhorinha do alto dos seus 76 anos está com tudo. É um fenômeno em todas as suas dimensões e camadas. Incansável. Perseverança é o seu nome. Que inspira e faz com que cada um seja contagiado por sua determinação e fé inabaláveis. Muito sincera, com pé no chão, disse, citando as Escrituras:


"Nosso exército é menor que o deles. Mas acredite, somos o exército de Josafá e temos Deus conosco. E nós vamos vencer".


LEIA MAIS


Josafá era rei de Judá. E diante de uma derrota iminente contra moabitas e amonitas, Deus atendeu às suas preces e veio ao seu socorro, causando divisão no poderoso exército dos inimigos, que se mataram uns aos outros afogados em soberba e arrogância.





Ao final do ato, fui tomar um chopp no Rodobier. Minutos depois, chega Aparecida. A observo. Ela vai de barraca em barraca. Em gente em gente. Um por um. Ela aborda, ela fala, ela ouve. Uma mulher declarou apoio ao capitão. Aparecida pondera. Eu vendo tudo de meia distância.


Algum tempo depois, o enlace final: Aparecida a abraça. Acabou de virar o voto. Ela senta rapidamente à mesa. Bebe água, levanta, e parte para outra atividade.


É ela própria o exército de Josafá.


Plus

Muitos no meio político dão de barato o efeito Aparecida bater 10 pontos pra cima na chapa e desequilibrar o jogo que estava todo pra turma do capitão, que já acendeu a luz amarela.


Bônus

O que se ouve nos bastidores é que o corpo jurídico do PL vai tentar de tudo a partir desta segunda (19) pra tirar Aparecida do páreo, que ainda tem algumas pendências com o TSE a serem resolvidas. E que serão, segundo advogados da coligação em apoio à chapa da ex-prefeita.


Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.


Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

Helcio Albano é jornalista e editor-chefe do Jornal Daki.

POLÍTICA