Patrões se rendem à realidade e já adotam a escala 5x2
- Jornal Daki
- há 16 minutos
- 2 min de leitura
Por Helcio Albano

Eis que a realidade se impõe.
O jornalista Leonardo Sakamoto, repórter especialista nas relações de trabalho no Brasil, trouxe dados hoje que comprovam a vitória do movimento de abolição da escala 6x1 pela adoção da jornada 5x2, discutida no Congresso após envio pelo governo Lula.
Sakamoto colheu informações de empresas, federações e sindicatos patronais que se antecipam, desde 2025, ao que é inevitável. Tanto por questões humanísticas mas, e principalmente, por razões econômicas: ninguém aguenta mais encarar jornadas exaustivas por salários tão baixos.
LEIA MAIS
O humanismo do capitalismo é sempre oportunista.
Isso já vem afetando a produtividade, dando prejuízos às empresas e gerando enorme dor de cabeça aos RHs, que admitem, gastam dias treinando o funcionário pra depois de 3, 4 meses, ter que encaminhar seu pedido de demissão e passar pelo mesmo processo com outro candidato à vaga.
Esse fenômeno ocorre mais em setores tradicionalmente do primeiro emprego, como mercados, farmácias e shoppings, que têm pelo menos 9 milhões de vagas nesse fica-não fica no emprego.
O que revela uma outra coisa: o jovem não tá mais a fim de rifar boa parte da melhor fase da vida em nome da velha ideologia patronal do trabalho que "dignifica" por tão pouco.
Os jovens perceberam que esse tipo de trabalho o escraviza. E se for pra passar perrengue, que seja com relativa liberdade. Mesmo precarizado em bicos ou em plataformas em que ao menos podem montar sua escala.
Quando a luta é justa, a vitória é certa.
Nos siga no BlueSky AQUI.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

Helcio Albano é jornalista e editor-chefe do Jornal Daki.


















































