Douglas Ruas, do Alto do Gaia, amadurece candidatura a governador
top of page

Douglas Ruas, do Alto do Gaia, amadurece candidatura a governador

Por Helcio Albano


Os gonçalenses Douglas Ruas e Prof. Josemar/Foto: reprodução
Os gonçalenses Douglas Ruas e Prof. Josemar/Foto: reprodução

Agora, é pra valer.


O atual deputado licenciado, secretário de estado das Cidades e filho do prefeito de São Gonçalo, Douglas Ruas, (PL) pode, sim, ser o candidato da direita-centrão ao governo do estado em 2026. O que antes eram apenas conjecturas, especulações e até "delírios" dos mais entusiasmados apoiadores, neste sábado (24) se tornou real.


Matéria de O Globo revelou que o mundo político fluminense já vislumbra um embate Douglas x Eduardo como o cenário mais provável para as eleições deste ano. O que [ainda] está indefinido, é o arco de alianças partidárias em apoio a uma e outra candidatura. Em que a federação PP-União é a noiva mais cortejada e a fiel da balança pra saber qual será o novo inquilino do Palácio Laranjeiras em 2027.


LEIA MAIS


Quem leva a noiva? Aí é coisa pro deputado estadual Prof. Josemar (Psol) ou pro ex-vereador gonçalense Romario Regis responder, que acompanham de perto essas articulações com boas fontes.


Mas, suponhamos, que o Douglas leve. O blocão em apoio ao filho do capitão Nelson - contando com PL e Republicanos - teria, de cara, 54 de 92 prefeituras.


Se arrastar o MDB, leva mais 10 (64).


O estado tem 13 milhões de eleitores. Destes, 8 milhões estão no interior, BF e LF que reiteradamente votam na direita. Assim como vem ocorrendo na capital para os cargos de governador e presidente.


Douglas vê tudo isso do Alto do Gaia. Entendedores entenderão.


Em 2021 escrevi que o Douglas subia o sarrafo político na cidade por ter qualidades já visíveis à frente da secretaria municipal que executaria o projeto "Novos Rumos" que, é fato, fez profundas intervenções urbanísticas e de gestão (para o bem e mal) no município. Reelegendo o capitão com 85% dos votos em 2024.


Sabia que chegaria longe, mas não tão rápido.


É, Eduardo. Se o salto tiver alto, cai.


Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.



Helcio Albano é jornalista e editor-chefe do Jornal Daki.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page