Pesquisa revela estranho resultado em São Gonçalo
Por Helcio Albano
Pesquisa do Instituto Ágora, publicada no jornal O Dia nesta quarta (28), trouxe estampada na capa do jornal carioca uma liderança superlativa do atual prefeito capitão Nelson Ruas (PL) por 86% dos votos válidos em São Gonçalo, se as eleições fossem hoje. Em seguida, com 8% dos votos viria Dimas Gadelha (PT) e Prof. Josemar... Só que não! Pontuando em 3º lugar na pesquisa vem Viviane quem? Carvalho!, me gritam aqui aos ouvidos.
Bom, o levantamento do instituto, com 830 eleitores, ou é uma farsa absoluta, ou foi feito apenas no Parque das Águas e em Santa Isabel no perímetro pré-barricada.
Nenhum gonçalense em sã consciência vai acreditar que um deputado estadual, conhecido, com boa votação na cidade, estaria atrás de uma candidata que ninguém viu ou ouviu falar. Isso, por si só, já seria motivo pra colocar toda a pesquisa sob suspeita, até a liderança superlativa do prefeito, que ninguém nega que lidere a corrida eleitoral.
LEIA MAIS
Pesquisas eleitorais, no contexto gonçalense, são encomendadas pela parte interessada (candidaturas) e publicadas se de seu interesse, ou como matéria paga, ou como aquela "ajudinha parceira" em que a conta será cobrada depois das eleições.
Um dos casos mais rumorosos - e escandalosos - ocorreu nas eleições de 2012, quando o jornal O São Gonçalo estampava com letras garrafais números fraudulentos de intenção de votos em favor do então candidato Adolfo Konder. Na época, era outro instituto carioca que fazia o trabalho sujo.
Um especialista já há muito tempo me alertava: fazer pesquisa de campo em São Gonçalo, bem feita, é muito cara.
É por isso que quase ninguém - sério - faz.
Plus
A estranha pesquisa publicada hoje veio assim, em votos válidos - aqueles que efetivamente vão às urnas:
Capitão Nelson (PL) - 86%
Dimas Gadelha (PT) - 8%
Viviane Carvalho - 3%
Professor Josemar (Psol) - 2%
Jaqueline Pedroza - 1%
Reginaldo Afonso - 1%
Repare que o instituto nem se deu o trabalho de indicar os partidos de três candidatos.
Bônus
A coisa fica ainda mais bizarra no voto estimulado. O Professor Josemar (Psol), eleito deputado em 2022 com mais de 20 mil votos em São Gonçalo, constantemente na mídia local - e até regional -, aparece com traço de intenção de votos ao lado de nanicos do PSTU, Novo e PMN.
Capitão Nelson (PL) - 75%
Dimas Gadelha (PT) - 7%
Viviane Carvalho - 3%
Jaqueline Pedroza - 1%
Professor josemar (Psol) - 1%
Reginaldo Afonso - 1%
Branco ou Nulo - 4%
Indecisos - 3%
Não respondeu - 5%
Bônus-Track
Piora? Piora! Na espontânea degringola de vez. Josemar é lembrado por 0,3%, o mesmo percentual de Douglas e Rodrigo. Quem diabos são Douglas e Rodrigo?
Capitão Nelson - 58%
Dimas Gadelha - 3%
Viviane Carvalho - 1%
Professor Josemar - 0,3%
Douglas - 0,3%
Rodrigo - 0,3 %
Não sabe ou Não Respondeu - 37%
Bônus Track-Track
Quem tem interesse em alavancar a moça, por quê?
Nos siga no BlueSky AQUI.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.
Helcio Albano é jornalista e editor-chefe do Jornal Daki.