top of page

Estephania de Carvalho: A Mãe do Estudante Pobre



Se eu perguntar quem é Maria Estephania Mello de Carvalho, poucas pessoas saberiam me dizer quem ela é e qual sua importância para São Gonçalo. Agora, se eu perguntar quem é apenas Estephania de Carvalho, aí a coisa mudará de figura.

Filha de Modesto Alves Pereira de Mello e de Guilhermina Martins de Mello, nasceu em Cantagalo em 7 de junho de 1885. Iniciou e concluiu os estudos no colégio Sion de Petrópolis e se casou na década de 20 com o senhor Zeno Bellido de Carvalho.

Abandonou temporariamente a profissão, mas retornou após um breve período montando uma escola primária em sua residência. Mas foi mais longe e sua vitalidade pode ser percebida quando se observa a quantidade de instituições onde deixou sua marca. Ajudou a fundar e a dirigir colégios como: Colégio Carvalho e o curso feminino do Colégio Brasil, o Colégio Sion no Rio de Janeiro e a Escola Normal de São Gonçalo sendo ainda vice-diretora e diretora substituta do Liceu Nilo Peçanha, em Niterói, entre os anos de 1930 e 1957.

Na década de 40, foi convidada pelo governo gonçalense para ajudar a implementar o ensino secundário no município. Dessa forma inaugura o Colégio São Gonçalo, no ano de 1942, onde já em 43 se formou as primeiras turmas dos cursos Normal, Científico e de Contabilidade.

Estendeu suas atividades dentro do município de São Gonçalo atuando ainda como presidente da Legião Brasileira de Assistência, atuando diretamente no Educandário Vista Alegre, das Damas do Hospital de São Gonçalo e também da Caixa Escolar de São Gonçalo.

Estephania de Carvalho é considerada por muitos como a professora mais importante que passou pelas terras de São Gonçalo. Seu comprometimento ia além da sala de aula e se desdobrava em causas que ajudavam a população mais carente. Foi chamada de “Mãe dos Estudantes Pobres”. Depois de sua morte, a antiga praça 5 de julho teve seu nome alterado para “Praça Estephania de Carvalho” e, até hoje, lá existe um busto em homenagem a uma das maiores professoras que passaram por aqui.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page