top of page

Doutor Francisco Portela: O Patrono que pôs fim à dependência administrava de de SG à Niterói



Para quem passa diariamente na famosa Rua Doutor Francisco Portela, jamais poderia imaginar que ele foi um dos personagens importantes na história do Rio de Janeiro nas épocas de vilas e freguesias do século XX. Nesses tempos, a divisão geográfica das cidades era um pouquinho diferente das que conhecemos hoje. São Gonçalo fazia parte de Niterói.

Francisco Portela era um respeitável médico formado pela Faculdade da Corte, conseguiu construir uma brilhante carreira na política quando tornou-se o Governador do Estado do Rio de Janeiro.

Tudo começa quando foi eleito vereador em Campos dos Goytacazes, onde fixou residência. Foi deputado na Assembleia Legislativa provincial, até tornar-se governador do Rio de Janeiro por decreto do Marechal Deodoro da Fonseca. Entre tantas pampas, chegou a ser nomeado Deputado Federal e em seguida Senador. Em 22 de setembro de 1890, pois fim a luta pela emancipação política de São Gonçalo, que já durava 290 anos.

Francisco Portela foi homenageado com o nome de uma das principais ruas da cidade, que liga 5 bairros, Paraíso, Patronato, Parada 40, Camarão e Centro. Além da diversidade de comércios e escolas, a Francisco Portela, é uma das principais avenidas que dá acesso ao centro de São Gonçalo. Sendo considerada uma das avenidas mais movimentadas do distrito, não faltam comércios para abastecer a população; são mercados, farmácias, padarias, lojinhas dentre outros comércios espalhados pela região.

A Rua também recebe um grande polo educacional abrigando a educação infantil, fundamental e médio, com diversos colégios espalhados nessa via. Além do ensino especial oferecido pela APAE e o ensino superior, protagonizado pela Faculdade de Formação de Professores da UERJ.

Quando se trata de lazer e diversão, a Francisco Portela e suas esquinas não decepcionam, muito pelo contrário, opções de Pizzas, Petiscos, Creperia, Frutos do Mar e inclusive comida Japonesa fazem parte do menu. Além de situar a Praça e a associação dos Ex-combatentes, marcando a história e a memória de São Gonçalo.

Gostou? Curta a página Daki no facebook aqui e fique bem informado.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page