top of page

Festival de cinema em SG abordará temáticas negra e LGBTQ+

Ao todo 99 obras foram selecionadas para serem exibidas na 4ª edição do Cine Tamoio, que ocorrerá no SESC entre os dias 21 e 28 de setembro

Cartaz promocional do filme Filhas de Lavadeiras/Divulgação Fecebook
Cartaz promocional do filme Filhas de Lavadeiras/Divulgação Fecebook

O Coletivo Ponte Cultural divulgou a lista de filmes selecionados para exibição na 4ª Edição do Cine Tamoio – Festival de Cinema de São Gonçalo. A programação apresentará ao público 99 produções, originadas em 19 Estados, além do Distrito Federal e da cidade de Lisboa, em Portugal. O evento, que acontecerá no SESC São Gonçalo entre os dias 21 e 28 de setembro, terá entrada gratuita. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura Municipal de São Gonçalo, através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SMTC), e da Fundação de Artes, Esporte e Lazer de São Gonçalo (FAESG).


Segundo a produção do Festival, a programação tem como objetivo dar visibilidade a centenas de negros e negras, produtores de audiovisual que, em decorrência do racismo institucional, não ocupam lugar de protagonismo no cinema.

No total, o Festival teve 204 trabalhos inscritos, dos quais foram selecionados 23 ficções; 20 documentários; 16 negros; 11 terror; 8 LGBTQ+; 6 indígenas; 5 animações; 2 gonçalenses; além de 2 longas; 1 média; e 5 curtas, que serão exibidos fora da mostra competitiva.


Na categoria de gênero Filme Negro, figura o filme “Filhas de Lavadeiras”, dirigido por Edileuza Penha de Souza, produzido em 2019, em Brasília.


Além da exibição dos filmes, também serão oferecidas oficinas-debates destinadas a contribuir com a formação de profissionais que já atuam ou desejam atuar no segmento do audiovisual. As oficinas-debates serão ministradas entre os dias 24 e 27 de setembro, das 9h às 12h, e não é necessária inscrição prévia. Já as sessões dos filmes selecionados acontecerão das 14h às 21h, quando será realizada também a votação do júri popular.


A 4ª edição do festival vai homenagear os artistas Chica Xavier e Clementino Kelé, e a noite de premiação está reservada para o último dia da programação (28 de setembro). O evento será realizado entre os dias 21 e 28 de setembro, no SESC São Gonçalo, localizado na Avenida Presidente Kennedy, 755, Estrela do Norte. Ingresso gratuito.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page