top of page

Flisgo: 3ª Edição do Festival Literário começa nesta sexta (19) em São Gonçalo

Evento será presencial no espaço do condomínio residencial em Venda da Cruz (antigo 3º BI) e online, a partir do dia 26/11


Por Cláudio Figueiras

Alberto Rodrigues e a escritora Conceição Evaristo na edição de 2019 do Festival
Alberto Rodrigues e a escritora Conceição Evaristo na edição de 2019 do Festival

Tudo pronto para o Flisgo 2021. O maior festival literário do leste metropolitano fluminense vai para a sua 3ª edição cercado de muita expectativa e de novidades nas áreas das culturas, das artes e da literatura, sua razão de existir, com venda e lançamentos de livros de autores de todas as regiões do país, além de diversas outras atrações presenciais e online de cunho social, de 19 a 29 de novembro.


O Flisgo 21, inspirado na música de Belchior “O novo sempre vem”, logo de cara inova e reafirma seu caráter periférico-raiz e de reparação histórica, escolhendo um local pra lá de simbólico em sua primeira edição presencial após a fase braba da pandemia: o Conjunto Habitacional de Venda da Cruz (antigo 3º BI). E quem explica isso é o coordenador e idealizador do Flisgo, Alberto Rodrigues:



Descentralizar o acesso à cultura é a nossa missão. Desde sua criação, em 2019, o festival acontece em espaços centrais da cidade, onde muitas pessoas de classes populares não acessam. A realização do Flisgo no conjunto habitacional é um grito, um desabafo. Os beneficiários de políticas públicas não querem somente casa ou comida. Querem casa, comida, diversão e arte e é isso que queremos fazer no Flisgo 21, levar diversão e arte para todos, todas e todes”, bravo, Alberto! Bravo!


O conjunto habitacional tem mais de cinco mil pessoas oriundas das classes populares dos municípios de São Gonçalo e de Niterói. Especialmente as vítimas do deslizamento do Morro do Bumba, um antigo lixão desativado no bairro de Viçoso Jardim, que deixou 3.200 famílias desabrigadas e que ceifou 267 vidas na fatídica noite de 7 de abril de 2010. Apenas 48 corpos foram retirados dos escombros.



A Cultura Popular se fará presente como importante protagonista desta edição. Com muita representatividade cultural, de gênero e com o resgate das ancestralidades, destaques soberanos dos quatro dias de evento presencial, que começa na sexta (19) e vai até a próxima segunda (22).


A abertura oficial, nesta sexta (19), será realizada pela escola de samba gonçalense, Unidos do Porto da Pedra. Ainda dentro da programação ocorrerão exposições fotográficas, oficinas de argila, entre outras atividades.


Todas as intervenções artísticas e sociais propostas serão gratuitas para a comunidade e para os mais de 100 (cem) assistidos por projetos sociais do município que já confirmaram presença através do Fórum Social Gonçalense.


No sábado (20) haverá programação especial em celebração ao Dia da Consciência Negra.


Já marcaram presença no festival o Ex-Casseta Hélio De La Peña, assim como o festejado autor de Macumba, Rodrigo Santos, seu xará, Rodrigo França, a Dra. Helena Theodoro e a escritora Vilma Piedade, referências da literatura feminista afrobrasileira.



Dezenas de autores/as gonçalenses e de cidades vizinhas também estarão no festival expondo suas obras em estandes e mesas dentro do espaço. E, pela primeira vez, um escritor será homenageado no Flisgo. O escolhido desta edição é o poeta e escritor paulista e decano de 94 anos, Carlos de Assumpção, que traz em sua escrita o protagonismo da literatura negro-brasileira contemporânea.


E para presentear o homenageado, a artista plástica Elizabeth Salles produzirá um busto que terá morada no Polo Cultural Afrotribo, uma das parceiras do Flisgo 21.



E a inovação na cultura não para por aí. A programação online do e-FLISGO 2021, que começa no dia 26/11 e vai até 29/11, contará com oficinas de formação em marketing literário e uma diversidade de painéis com participação de especialistas que versarão sobre os temas que estruturam a produção literária nas redes sociais.


Temas como novos caminhos do mercado literário, os processos de produção em e-Book, a autopublicação e o marketing também serão apresentados.


O e-Flisgo será transmitido pelo Canal do Youtube Q-Cria.


E aí, pronto para a maratona? Siga a programação oficial e as atrações nas redes sociais @flisgo e pela hastag #flisgo, #eflisgo e #e-flisgo.


SERVIÇO

Festival Literário de São Gonçalo (Flisgo) 3ª Edição - Flisgo 21

Evento Presencial: 19 a 22 de novembro de 2021

Local: Conjunto Habitacional de Venda da Cruz (antigo 3º BI)


Evento Online: 26 a 29 de novembro de 2021

Canal Youtube Q-Cria.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page