top of page

Castro anuncia plano para a seca no Rio: a coisa é grave

Por Helcio Albano


O governador Cláudio Castro (PL) anunciou nesta segunda (16) plano emergencial para enfrentar a crise hídrica no Rio. Segundo disse em coletiva, cerca de 2 milhões de pessoas já sofrem os efeitos da seca nos municípios de São Gonçalo, Niterói, Itaboraí e Maricá, além de Guapimirim, que não tem mais água em função do colapso do rio Soberbo, que abastece a cidade.


Se o governador veio a público dar satisfações à sociedade, é porque a coisa é mais do que grave, é gravíssima. No Programa Daki do sábado (14), transmitido pela TV Daki e a Rádio Aliança FM, abordei esse assunto, manifestando estranheza frente à omissão evidente das autoridades com a crise hídrica no estado, a pior da história, que secou o Soberbo e deixou o sistema Imunana-Laranjal em alerta, pelo menos desde a semana passada.


LEIA MAIS


O silêncio acerca do problema tinha todo jeito de ser calculado, pois estamos em período eleitoral. E algumas candidaturas amigas do governador poderiam ser prejudicadas devido um assunto tão negativo ter que entrar na pauta de campanha.


A má notícia era pra soltar depois de 6/10, mas não deu mais pra segurar. Caso contrário, o governador poderia incorrer até em crime de responsabilidade.



Agora a Cedae e a Águas do Rio não poderão mais fingir que não tem nada acontecendo. O racionamento virá. É inevitável. E com ele o debate sobre questões climáticas, ambientais e, principalmente, de gestão hídrica, o que nos levará a desfazer a venda da Cedae para retomada da empresa pela sociedade. Pautas estas estranhas à direita mercantilista e negacionista.


É meus amigos. O apocalipse climático já começou. A hora de agir é essa.


E nunca é tarde pra isso ser discutido nas campanhas.


Trecho do Programa Daki de sábado em que falo do assunto:



Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

Helcio Albano é jornalista e editor-chefe do Jornal Daki.

POLÍTICA