top of page

Que horas são, São Gonçalo? A história do relógio da Parada 40



Um dia, um homem chamado Albert Einstein falou para o mundo que o tempo é relativo. E é mesmo! Dependendo da agitação do dia, notamos bem essa confirmação e a surpresa quase sempre vem com uma frase de espanto – “Hoje tempo voou!” ou “Essa hora não passa!”.

Seguindo esse raciocínio, podemos dizer que o tempo para os nossos antepassados passava lentamente. Comparando a nossa correria dos dias de hoje, onde corremos, corremos para na maioria das vezes não chegar a lugar nenhum. Quer felicidade maior do que pegar um bonde em Niterói e ver o tempo passar, apreciando a paisagem até a quadragésima parada? Só mesmo em uma época com tamanha calmaria, para que uma simples contagem das paradas do bonde viessem a dar o nome ao bairro Parada 40. Inimaginável, para uma época onde fazemos tudo ao mesmo tempo. Assobiar e chupar cana é questão de sobrevivência nos dias de hoje, exigindo das pessoas que façam mais e melhor em menos.

É no bairro Parada 40 que encontramos na Praça Ayrton Senna, um monumento que não existe em nenhum lugar do mundo. Um privilégio de gonçalense que a maioria não conhece. Por conta do famigerado corre-corre, não há tempo para apreciar, nem mesmo por cinco minutinhos.

Inaugurado em 30 de setembro de 1990, o monumento foi construído pelo escritor e artista plástico Décio Machado, com seus próprios recursos, em homenagem ao centenário da emancipação política e administrativa do município. É o único relógio de sol vertical com duas faces do mundo.

O relógio de sol foi uma das primeiras descobertas humanas, datando de 5.000 anos a.C pelos chineses. O relógio goncalense, com as suas duas faces, representam a cultura chinesa e Grécia antiga, e a outra a cultura Egípcia.

Por conta de depredação de uma minoria que não valoriza o patrimônio da cidade, foi preciso a restauração em dezembro de 2010, com reinauguração do monumento.

Então, meu amigo, independente do seu dia, sendo ele uma correria ou uma calmaria, tire um tempinho para valorizar a história e o patrimônio da sua cidade. Com paixão e respeito, faremos uma São Gonçalo melhor para todos.

A HORA É ESSA !!!


Gostou? Curta a página Daki no facebook aqui e fique bem informado.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page