top of page

Brizola Neto é o "forasteiro" da vez em São Gonçalo



Brizola Neto, o Carlito, ex-deputado federal e ex-ministro do Trabalho já não esconde de ninguém que é pré-candidato a prefeito de São Gonçalo.

No dia 23 de janeiro ele reuniu o alto comando do PDT nacional, com direito à presença do ex-governador Ciro Gomes, candidato à presidência da República, no bairro do Salgueiro, na semana de comemoração do aniversário de Leonel Brizola.

Em meio à exaltação ao grande líder, morto em 2004, o presidente do PDT nacional, Carlos Lupi, e Ciro Gomes, enalteceram as qualidades de "Carlito" para governar a cidade. Brizola Neto transferiu no final do ano passado seu domicílio eleitoral para São Gonçalo.

A pecha de forasteiro, grudada na testa de Adolfo Konder, candidato derrotado nas últimas eleições, já tem destino certo em 2016: Brizola Neto, que é gaúcho mas que construiu sua carreira política no Rio de Janeiro, onde foi vereador e eleito deputado federal em 2006. Em 2010 e em 2014 não conseguiu se reeleger.


Em 2013 houve forte desentendimento da família Brizola com o presidente do partido Carlos Lupi. Além de Carlito, sua irmã, a deputada estadual pelo Rio Grande do Sul, Juliana Brizola e o seu primo, vereador do Rio Leonel Brizola Neto, acusaram Lupi de ter "vendido" o PDT e ameaçaram deixar a legenda. Coisa que não ocorreu depois da entrada em cena da "turma do deixa disso".

Curiosamente a ex-prefeita Aparecida Panisset e o vereador Jorge Mariola, as maiores expressões do PDT na cidade, não compareceram ao evento no Salgueiro. Mas é muito comum encontrar Mariola como cicerone de Carlito num restaurante no Centro da cidade e em conversas com lideranças políticas. Numa dessas conversas, um membro importante do movimento pela volta das vans não escondeu o seu apoio a Brizola Neto nas eleições de 2 de outubro.

Daí surgiu a primeira "bolada nas costas" desse ano, em cima do eterno candidato do PSOL Josemar Carvalho, que vinha construindo a imagem de "candidato das vans" para o eleitorado.

MARLOS COM AS BENÇÃOS DO PSB NACIONAL


O vereador Marlos Costa (PSB), pré-candidato à prefeitura, voltou revigorado de Brasília nesta semana. Lá, se reuniu com o presidente nacional da sigla, Carlos Siqueira, e com o ex-governador do Espírito Santo Renato Casagrande, que preside a Fundação João Mangabeira, responsável por formular as políticas públicas defendidas pelo partido em nível nacional.

Na bagagem, o vereador trouxe o respaldo e o compromisso das principais lideranças nacionais do partido com sua candidatura em São Gonçalo.

Do encontro, ficou acertada a vinda em março de Siqueira e Casagrande à cidade para o lançamento oficial da candidatura de Marlos a prefeito.

CURTAS

O Plano Municipal de Cultura finalmente foi enviado para a Câmara para análise e votação depois de 6 anos de gaveta em gaveta no Executivo. O Plano era para ser votado na Sessão Extraordinária de 26 de janeiro, mas os vereadores pediram vistas para analisarem com calma o documento. O regimento estabelece prazo de 10 dias. O Plano deve ser aprovado com tranquilidade pelos vereadores.

Em fevereiro, em data ainda a ser definida, vai ocorrer audiência pública para debater as ocorrências de enchentes e o caos urbano na região do Grande Alcântara, que inclui o bairro de Jardim Catarina. Na pauta, a construção da estrada do Comperj, grande vilã das enchentes deste ano, e a implantação da estação de tratamento de esgoto (ETE) no Alcântara que vem gerando muitas dúvidas entre os moradores. A audiência foi pedida pelo vereador Alexandre Gomes.

Gostou? Curta a página Daki no facebook aqui e fique bem informado.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page