top of page

O teatro será municipal?



Navegando pela internet me deparei com uma notícia, que muito me alegrou, e com certeza alegrou boa parte do povo gonçalense. São Gonçalo terá, espero que sim, um teatro municipal. Após ler a reportagem do jornal O EXTRA, onde fala do projeto, local e valor, sim valores, e serão 14 milhões de reais. Pego-me a pensar se de fato esse belo projeto será municipal.

Toda classe artística terá acesso ao local ou o mesmo ficará restrito a grupos específicos e a artistas famosos?! Os movimentos culturais poderão utilizar o espaço para desenvolver seus trabalhos de incentivo à cultura?! Entendo como municipal, algo ou lugar em que todos que residem no dita cidade possam utilizar com os mesmos direitos e deveres.

Não quero pensar que a idealização planejada do teatro para 2016, ano eleitoral, tenha sido somente uma jogada política, de tantas que já vimos por aí. O povo já está cansado de promessas que não são cumpridas. Espero de fato que todo o povo possa usufruir deste projeto que vem, caso implantado de forma correta, para ser um grande incentivo à cultura local.

O teatro será para 256 pessoas, além de ter um espaço para exposições em anexo, esperamos que seja exposição de todos e não de algum grupo específico ou por proximidade política. Não adianta ter um lugar magnifico se novos talentos são incentivados, e São Gonçalo tem muitos talentos escondidos. Só no Diário da Poesia, este ano, cerca de 20 artistas que nunca tiveram chances e puderam ter seus trabalhos expostos. Ter cursos de teatro e artesanato é ótimo, mas e os demais?! Onde ficarão os cantores, escritores, bailarinos e poetas?! As companhias de dança poderão ensaiar no teatro ou terão que se locomover, como fazem, para o Teatro Municipal de Niterói?!

Que o teatro nasça em 2016 com o objetivo de incentivar a toda classe artística gonçalense, com ótimos projetos, com uma administração aberta a diálogo com a classe. Esperemos e vejamos os próximos capítulos deste projeto que ainda permanece no papel, mas que já causa uma sadia discussão sobre seu uso.

Renato Cardoso é poeta, professor e ativista cultural.

Gostou? Curta a página Daki no facebook aqui e fique bem informado.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page