top of page

'10 coisas que odeio em você' e a nostalgia 'teen' das sessões da tarde



Nesse primeiro artigo sobre cinema para o Jornal Daki, decidi fazer uma Sessão Nostalgia. Navegando pelos milhares de filmes que se encontra na Netflix, encontrei um clássico da Sessão da Tarde que é amado até hoje.


Patrick (Heath Ledger) encara a megera Kat (Julia Stiles)

O filme que é baseado na obra de Shakespeare “A Megera Domada”, o menino recém-chegado na escola apaixona-se por uma colega de classe, porém, há dois obstáculos: Ela quer ficar com o bonitão da escola e só pode namorar quando sua irmã mais velha namorar também. A solução: juntar a megera com o rebelde da escola.

Se você tem a mesma idade que eu e foi embalado por esses clássicos das tardes da Globo, deve ter adivinhado o nome do filme na primeira linha do parágrafo anterior. Se não, eu conto para você.

Claro que estamos falando de 10 Coisas que Odeio em Você. O filme que faz parte dessa leva das películas para adolescentes com os romances clichês que todos nós gostamos não é mesmo? A menina que se apaixona pelo cara popular, mas, no andar da história percebe que de quem ela gosta mesmo era aquele nerd melhor amigo dela. E aquele casal que um deles se aproximou apenas por interesse, entretanto o coração bate mais forte...

Desde dessa época já se discutia o papel da mulher na sociedade. A nossa megera Kat, não aceita os padrões que a sociedade impõe para as mulheres, é uma menina questionadora, (tanto que sempre é expulsa de sala pelo professor de Literatura). Enquanto que Bianca, sua irmão mais nova, é totalmente o oposto e faz a típica patricinha da escola, tem de aguentar as regras sem noção do rigoroso pai.

Um clássico sempre nos dá cenas marcantes. Você provavelmente, quando leu o título “10 Coisas que Odeio em Você” com certeza se lembrou do Patrick Verona cantando “I LOVE YOU BAAABY...” na frente de toda escola a fim de se desculpar com a Kat ( e torcendo que um cara um dia faça isso por você também).

Lembrou-se também da cena emocionante de Kat lendo o poema que foi dedicado ao Patrick (que eu sei que você chorou junto com ela).

Hoje, a maioria do elenco ainda está ativa. Você pode lembrar-se de Julia Stiles em outras comédias românticas, Joseph Gordon-Levitt em sucessos como 100 Dias Com Ela e Batman- O Cavaleiro das Trevas Ressurge.

E aqui fica a nota especial para Heath Ledger que, infelizmente, nos deixou tão cedo, mas, nos deixou personagens marcantes como plebeu que finge ser um Cavaleiro em Coração de Cavaleiro e o caçador de bruxas em Irmãos Grimm e como não se lembrar do melhor Coringa da história. Um ator que com certeza a cada aumenta a nossa saudade a cada vez que vemos um filme seja 10 Coisas que Odeio em Você ou Batman- O Cavaleiro das Trevas.

Caso vocês queiram matar a saudade desse clássico da Sessão da Tarde, o filme se encontra disponível na Netflix. E você? Qual foi o filme teen que marcou a sua vida?

Olívia Neves é jornalista, escritora e roteirista.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page