top of page

Saúde realiza atividades pelo combate a hipertensão em São Gonçalo


Doença incide fortemente em mulheres


Atualmente cerca de 30% da população brasileira adulta tem hipertensão. Destes, apenas metade sabem que possuem a doença. Popularmente conhecida como "pressão alta", apesar de crônica, tem tratamento e os cuidados corretos e controle garantem uma vida saudável. No próximo dia 26 é o Dia Nacional de Prevenção e combate à hipertensão arterial, e durante todo o mês a Secretaria de Saúde de São Gonçalo, através do Programa de Hipertensão e Diabetes, irá realizar diversas atividades de conscientização e informação para toda a população.

A primeira ação aconteceu nesta quarta-feira (17) no Polo Sanitário Hélio Cruz (PSHC), no bairro Alcântara. A atividade contou com roda de conversa e palestras sobre a importância do tratamento contínuo, prática de atividades físicas e manutenção de um peso saudável; a alteração da pressão arterial devido ao estresse; economia doméstica; consequências e sintomas: os 10 mandamentos para combater a hipertensão e o olhar social do SUS sobre o hipertenso. A programação contou com profissionais do Núcleo de Saúde da Família e equipe técnica do PSHC.

De acordo com a coordenadora do Programa, Mara Cortazio, a doença incide sobretudo no público feminino. De acordo com o Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (VIGITEL), em 2017, o Estado do Rio ficou entre os que tiveram maior incidência de mulheres hipertensas (34,7%).

A pressão alta acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9). Ela faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo, e é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca.

Em São Gonçalo o programa conta com mais de 82 mil cadastrados, fornecendo capacitação aos profissionais da rede de atendimento para um melhor acolhimento e esclarecimento de dúvidas junto a população.

- Durante todo este mês realizaremos atividades voltadas para a população com rodas de conversa, atividades físicas, aferição de pressão e orientações - garantiu a coordenadora.

Para o secretário de Saúde Jefferson Antunes, informar e prevenir ainda são os melhores remédios.

- É importante que a população tenha acesso a informação, tire suas dúvidas e possa ser multiplicadora de práticas de vida saudáveis que garantam o bem estar e o cuidado. Esperamos que todos compareçam às atividades, que foram planejadas com grande empenho por todas as equipes, se informem e possam adquirir novos hábitos que garantam uma vida mais saudável - disse.

A próxima atividade acontece no Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima, no bairro Jardim Catarina.

SERVIÇO

24/04 Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima - Jardim Catarina

26/04 - polo Sanitário Paulo Marques Rangel - Porto do Rosa

30/04 - Polo Sanitário Rio do Ouro

13/05 - Clínica Municipal Gonçalense do Mutondo

14/05 - Polo Sanitário Washington Luiz Lopes - Zé Garoto

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page