top of page

Guarda Municipal de Niterói: teste seus conhecimentos para o concurso



O Concurso que destina-se ao provimento de 142 vagas, além da formação do cadastro de reserva, no cargo de Guarda Civil Municipal de Niterói tem 51.113 inscritos que buscam um salário Inicial de R$ 2.881,27, mais benefícios. A aplicação da prova objetiva será no próximo domingo 28 de abril. O Jornal Daki em parceria com o BL1 CONCURSOS, envia para os leitores um Mini Simulado com questões sobre Conhecimentos de Niterói.

1. “A Baía de Guanabara, com seus 412 KM², abriga em seu entorno a maior parte da área urbana da cidade do Rio de Janeiro e os municípios de Duque de Caxias, Magé, Itaboraí, São Gonçalo e Niterói. Essa área conta com aproximadamente 8,4 milhões de moradores.”

Sobre esse ecossistema fincado na metrópole do Rio de Janeiro podemos afirmar que:

(A) Suas praias apresentam totais condições de balneabilidade, durante os 365 dias do ano.

(B) É um ecossistema totalmente monitorando pelos órgãos de proteção ao meio ambiente, para que não haja nenhum tipo de poluição.

(C) Encontra-se com alto grau de poluição e poucas são as medidas para que esse quadro mude, o que pode atingir a saúde da população.

(D) A flora e a fauna desse ecossistema encontram-se inatingíveis, apesar das cargas de poluição diárias, como as do esgoto sanitário, por exemplo.

2. A população do município de Niterói é beneficiada com a presença de importantes atividades econômicas, que dentre as destacadas abaixo NÃO podemos citar:

(A) A pesca, que fornece frutos do mar para abastecer a população e para a indústria de alimentos enlatados.

(B) O transporte marítimo, como as barcas que fazem a ligação entre o Rio de Janeiro e Niterói, conduzindo todos os dias milhares de trabalhadores.

(C) A indústria aeroespacial que beneficia milhares de trabalhadores e a Força Aérea Brasileira.

(D) O Turismo, que fornece trabalho em hotéis, pousadas, lojas, restaurantes e bares, além de outros serviços para atender os visitantes.

3. O Centro da cidade de Niterói precisa resgatar o prestígio perdido ao longo das últimas décadas. Para melhorar a qualidade de vida de moradores, comerciantes e frequentadores da área, a Prefeitura de Niterói está desenvolvendo o projeto de Revitalização da Área central. Em qual zona administrativa da cidade Niterói fica localizado o Centro?

(A) Central

(B) Oceânica

(C) Leste

(D) Praias da Baía

4. Cafubá, Camboinhas, Engenho do Mato, Itacoatiara, Itaipu, Jacaré, Jardim Imbuí, Maravista, Piratininga, Santo Antônio e Serra Grande, são bairros de qual zona administrativa de Niterói?

(A) Pendotiba

(B) Sul

(C) Oceânica

(D) Praias da Baía

5. No final da década de 60, inicia-se a construção da Ponte Presidente Costa e Silva. Neste mesmo período, a cidade sofreu outro impacto em sua estrutura econômica. A lei complementar n.º 20 de 1974, efetivaria:

(A) A separação do Município de São Gonçalo

(B) A anexação do distrito de Itaipu

(C) A fusão dos estados da Guanabara e Rio de Janeiro, retirando de Niterói a condição de capital.

(D) A criação do cemitério do Maruí, para enterrar as vítimas do incêndio do Gran Circo Norte-Americano

Serviço: BL1 CONCURSOS: Unidade São Gonçalo (Colégio MV1 - Paraíso) e Unidade Niterói (Colégio FACTO - Centro) Tel./ WhatsApp: (21) 96536-2691.


Gabarito : 1. C; 2. C; 3 D; 4 C; 5. C.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page