top of page

São Gonçalo terá Mês do Meio Ambiente


Durante todo mês a população terá acesso a eventos de diversos tipos


Criada na gestão do prefeito José Luiz Nanci, a Área de Preservação Ambiental (APA) de Maria Paula irá receber, nesta quarta-feira (5), a abertura das comemorações do Mês do Meio Ambiente em São Gonçalo. Às 8h acontece o plantio de mudas na APA, como forma de promoção do desenvolvimento sustentável. Em seguida, a partir das 9h, um grande evento será realizado na Praça Luiz Palmier, no Rôdo, aberto a toda população, com participação de diversas secretarias municipais, Feira do Lidera Mulher, OAB-SG, coral infantil, vacinação contra a Influenza e diversos estandes alusivos à preservação do meio ambiente e sustentabilidade.

Ainda na quarta-feira, também às 9h, a sede da Prefeitura, no Centro, promoverá distribuição de mudas, em parceria com o Portal da Ecologia e o Projeto Remoma. Às 14, a APA do Engenho Pequeno promoverá ação com plantio de mudas, trilha e oficina de transformação de óleo em sabão.

- Estamos realizando grandes avanços na área ambiental em São Gonçalo. Revitalizamos a APA do Engenho Pequeno, com colocação de sistema de energia solar, reforma da sede, construção de um auditório e um novo viveiro, instalação de playground e aparelhos de ginástica. Além disso, São Gonçalo passou de 4% para 19% de área protegida, com a adição das APAs de Itaoca, Maria Paula e Alto do Gaia, e este é o caminho que devemos seguir, sempre respeitando o meio ambiente -ressaltou o prefeito de São Gonçalo, José Luiz Nanci.

Durante todo mês, a população terá acesso a eventos de diversos tipos, dentre eles: recolhimento de lixo eletrônico, feira de adoção de animais, palestras, rodas de conversa e distribuição de mudas. As ações serão encerradas no dia 28 de junho, com o evento E-Lixo Zero, na Praça Luiz Palmier, em parceria com a empresa Recicla Ambiental, que visa garantir a destinação correta de lixos eletrônicos.

- Dentro da nossa secretaria, desenvolvemos diversos projetos, como por exemplo o E-Lixo Zero, que garante o recolhimento de diversos tipos de objetos, como TVs, geladeiras, impressoras e celulares. Ao invés desses itens serem despejados nas ruas, damos a oportunidade para ser feito o descarte correto. Este mês irá aproximar a população do trabalho que fazemos. Esperamos promover a conscientização ambiental em São Gonçalo - explica o secretário municipal de Meio Ambiente, Rafael Magalhães (Fael).

Educação vai comemorar Semana do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente será comemorado na próxima quarta-feira (5) com distribuição de mudas de árvores nativas no pátio da Prefeitura Municipal de São Gonçalo. As tendas começaram a ser montadas nesta segunda-feira (3) e a programação, que continuará no dia 6, foi preparada pelo Portal da Ecologia, que integra a Secretaria Municipal de Educação.

“O trabalho realizado pelo Portal da Ecologia tem grande relevância em nosso município, pois visa conscientizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente. Temos que cuidar do nosso município, do ambiente em que vivemos, da qualidade do ar que respiramos”, afirma o secretário municipal de Educação, Marcelo Azeredo.

A programação deste ano tem como ponto central o Projeto Adote uma Árvore, em parceria com o Projeto Remoma (Reflorestamento do Morro da Matriz). Além da distribuição de mudas de espécies nativas no dias 5 e 6, haverá plantio de árvores na Escola Municipal Joaquim Lavoura no dia 7, com alunos e professores, dentro do Projeto Escola que te Quero Verde. Dia 11, a distribuição de mudas será na Praça Lúcio Feteira, em frente ao Portal da Ecologia, com a participação dos alunos do curso de Jardinagem e da Escola Municipal Joaquim Lavoura.

“São Gonçalo tem um dos piores índices de poluição atmosférica do estado. Então, tem que plantar para sequestrar carbono, melhorar a qualidade do ar e tornar a cidade mais agradável”, explica Lauro Nobre, coordenador do Portal da Ecologia.


Confira a programação completa do Mês do Meio Ambiente:

5/6: Plantio de mudas na APA de Maria Paula, às 8h;

5/6: Evento em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, na Praça Luiz Palmier, às 9h;

5/6: Distribuição de mudas na sede da Prefeitura, Centro, às 9h;

5/6: Plantio, trilha e oficina de sabão, na APA do Engenho Pequeno, às 14h;

6/6: Distribuição de mudas na sede da Prefeitura, Centro, às 9h;

7/6: Projeto E-Lixo Zero, Praça Luiz Palmier, das 10h às 16h;

9/6: Feira de Adoção de Animais, Partage Shopping, Centro, das 11h às 16h;

13/6: Evento Tarde do Futuro, na FFP-Uerj, Patronato, das 13h às 17h;

14/6: Evento Tarde do Futuro, na FFP-Uerj, Patronato, das 13h às 17h;

14/6: Projeto E-Lixo Zero, Praça Luiz Palmier, das 10h às 16h;

17/6: Conecta EJA, na sala sustentável do Partage Shopping - nº 337, das 18h30 às 20h30;

18/6: Conecta EJA, na sala sustentável do Partage Shopping - nº 337, das 18h30 às 20h30;

19/6: Conecta EJA, na sala sustentável do Partage Shopping - nº 337, das 18h30 às 20h30;

21/6: Projeto E-Lixo Zero, Praça Luiz Palmier, das 10h às 16h;

24/6: Conecta EJA, na sala sustentável do Partage Shopping - nº 337, das 18h30 às 20h30;

25/6: Roda de conversa Papo de Preta, na sala sustentável do Partage Shopping - nº 337, das 18h30 às 20h30;

26/6: Conecta EJA, na sala sustentável do Partage Shopping - nº 337, das 18h30 às 20h30;

28/6: Projeto E-Lixo Zero, Praça Luiz Palmier, das 10h às 16h.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page