top of page

Escritora é premiada e recebida por estudantes gonçalenses


Quando a narrativa entra na sala de aula, a história toma múltiplos caminhos de interpretação e execução. E não foi diferente com o livro “Era mais uma vez outra vez” da escritora niteroiense Gláucia Lewicki, publicado pela SM Editora.


No último dia 24/5, a escritora foi recebida pelos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II do Colégio Auxiliadora, no bairro do Rocha em São Gonçalo. “Era mais uma vez outra vez” conta a história de um livro de contos de fadas, que foi há muito tempo esquecido na estante de uma biblioteca, e que ao ser retirado por uma menina, o narrador se surpreende como as mudanças que ocorreram. A história, o reino, e diversos fatores mudaram. E ele (narrador) vai atrás dos personagens para colocar a história em ordem antes de a garota ler as primeiras linhas. Final inusitado em que um enigma terá de ser decifrado.

Este livro, ainda em formato de texto, recebeu um dos mais importantes prêmios de literatura para textos inéditos, o Prêmio Barco a Vapor em 2006, sendo lançado em formato de livro no ano seguinte.

Adotado pela escola como livro paradidático, os alunos do 6º ano, através de um projeto da professora de Língua Portuguesa e Redação Ivone Rosa, dramatizaram a história do livro para a escritora Gláucia Lewicki, que ao final do evento concedeu autógrafos e tirou fotos com todos os alunos.

“Que manhã incrível no Colégio Auxiliadora! Obrigada aos alunos, professores, direção e toda a equipe pela acolhida calorosa e pela forma envolvente como trabalharam o livro. A dramatização apresentada pelos alunos, assim como as perguntas feitas por eles mostram a seriedade e o empenho com que realizaram a leitura. Parabéns!!” – relata a escritora Gláucia Lewicki.

“Eu estava nervoso no início, mas quando entrei para atuar fiquei calmo. Fazer a dramatização do livro me deixou muito feliz. Quando olhei para a plateia, senti uma emoção muito grande. Espero ter outros trabalhos como este” – disse o aluno Pedro Lucas, que interpretou o Rei da história.

O livro entrou como exigência do plano de curso da escola, devido ao conteúdo da série em questão ser elementos da narrativa, e pelo fato do livro instigar ao aluno a curiosidade através de uma narrativa serena, o mesmo foi considerado perfeito para ser trabalhado.

“Fico muito feliz quando planejo um trabalho e consigo realizar. Quando existe a parceria com os alunos, o professor somente media a troca de conhecimento. As meninas responsáveis pela narração foram magnificas. Todos os presentes ficaram emocionados. Ter a escritora presente e o incentivo da escola para a realização do projeto, me deixa muito feliz. Faço um agradecimento especial a professora de artes Letícia Sarmet pela colaboração na realização de todo o cenário” – conta emocionada a professora Ivone Rosa.

“A minha participação nesta dramatização foi muito boa, pois quando li o livro vi que ele era muito legal. Despertou em mim a vontade de fazer teatro. Gostei muito de fazer a peça e ver que o pessoal também gostou. A turma se superou e isso nos deixou muito felizes. As mães participaram ajudando na montagem da peça e tudo mais. Foi muito legal!” – descreveu a aluna Beatriz do 6º ano.

O gosto pela leitura pode ser incentivada através de projetos únicos como este citado. Em um país onde a literatura não tem espaço e nem divulgação, a escola assume esta função. Difundir a leitura entre os alunos é formar cidadãos pensantes e, consequentemente, um mundo melhor.


Segundo a coordenadora Ana Carolina: “Tivemos o prazer de receber a escritora em nossa escola. Uma pessoa simples, agradável e desde já agradecemos o carinho e a atenção com a nossa escola. Desde que tivemos a oportunidade de termos a Gláucia em nossa escola, ficamos a expectativa. Toda esta oportunidade foi interessante para os alunos, pois eles puderam se debruçar e preparar toda a dramatização da história. Agradecemos as professoras Ivone Rosa e Letícia Sarmet pelo empenho, e aos alunos pela determinação e esforço de cada um deles. É gratificante ver um trabalho bem sucedido como vimos hoje”.

“A Direção do Colégio Auxiliadora parabeniza e expressa sua gratidão a autora, agradece o empenho e dedicação da Professora Ivone Rosa e a colaboração da Coordenadora Ana Carolina. Todos ficaram enriquecidos com essa visita, desejando que nosso país alcance a maturidade cultural, fator tão importante para o seu progresso. Que a Professora Gláucia Lewicki continue a desenvolver seu talento, oferecendo primores literários às crianças e jovens de nosso país” – conclui a Diretora Geral Anita Eloisa Chagas.

Parabéns ao Colégio Auxiliadora, as professoras Ivone Rosa e Letícia Sarmet, e aos alunos do 6º ano, que mesmos tão jovens apresentaram um trabalho digno de aplausos.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page