top of page

Porto da Pedra e Folia de Reis são temas de palestras em SG


Aconteceu nessa quinta, 27 de junho, no Memorial da Igreja Matriz de São Gonçalo de Amarante, a palestra sobre História e cultura denominada “Movimentos Culturais em São Gonçalo”.


Palestras fazem parte do ciclo de debates sobre os 440 anos de São Gonçalo/Foto: Erick Bernardes

Compartilharam a mesa do evento o mestre em História Social, o professor Bruno César Souza, e doutor em Antropologia, o também professor Luiz Gustavo Mendel, quando apresentaram resultados das suas importantes pesquisas para o município de SG e adjacências. Falou-se da existência e resistência dos grupos culturais de Folia de Reais e seus desdobramentos e, em um segundo momento, atentou-se para a relevância da Escola de Samba Unidos do Porto da Pedra (sua História, ações culturais, formação cidadã), bem como a importância e a necessidade de se implementar um plano de promoção e apoio ao carnaval em SG, haja visto o aspecto cultural e a geração de renda que essa festa popular é capaz de proporcionar ao município.


Estavam presentes na palestra como ouvintes o Mestre Fumaça, fundador do grupo de Folia de Reis Bandeira Nova Flor do Oriente, alguns carnavalescos de SG, poetas, professores e pesquisadores, dentre outros. O evento é mais um da série “Ciclo de Palestras 2019”, sob a temática “440 Anos de São Gonçalo”. Essas palestras são promovidas pelo Memorial e vêm sendo oferecidas à comunidade de forma gratuita e interdisciplinar.

A próxima apresentação será ministrada pela professora Maria Nelma — em data ainda por combinar — quando a professora lançará mais um livro sobre a História de SG. Fique atento

O Memorial fica anexo à Igreja Matriz de São Gonçalo de Amarante, na Alameda Pio XII, n.86, Centro - SG.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page