top of page

Audiência sobre operações policiais debateu abusos da PM no Salgueiro

Encontro teve ampla representatividade e atos de desagravo aos vereadores Prof. Josemar (PSOL) e Romario Regis (PCdoB)

Mesa da audiência/Foto: Reprodução Facebook
Mesa da audiência/Foto: Reprodução Facebook

Uma audiência pública realizada na manhã desta sexta (17) no auditório da OAB São Gonçalo, no Zé Garoto, que se estendeu tarde adentro, debateu as recorrentes e violentas operações policiais realizadas nas comunidades pobres do Rio de Janeiro, tendo como foco a chacina ocorrida no Complexo do Salgueiro, no mês passado, que deixou tombadas no chão 10 vítimas conhecidas, decepadas e com olhos arrancados à faca por agentes do BOPE.


O encontro, que teve o presidente da Ordem, Eliano Enzo, como anfitrião, foi organizado pelo mandato do vereador Prof. Josemar (PSOL), presidente da Comissão de Direitos Humanos do legislativo gonçalense, com apoio das comissões homônimas das Câmaras Federal e de Niterói, da Alerj e da OAB; da Federação de Favelas (Faferj), do Núcleo de Pesquisa em Psicanálise e Política (UFF) e da Defensoria Pública do Estado, que enviaram representantes.


Seguiremos articulados nas três esferas federal, estadual e municipal para exigir que as operações parem de matar a população preta e pobre nas favelas e que políticas públicas cheguem para melhorias de vida da população no complexo do Salgueiro e em todas as comunidades de São Gonçalo”, disse Prof. Josemar.


Convidados e presentes à audiência aproveitaram a ocasião para se solidarizarem com o Prof. Josemar, e com seu colega de bancada de oposição ao governo Nelson Ruas (PL), Romario Regis (PCdoB), frente à possibilidade de terem os mandatos cassados fruto da sanha persecutória do presidente da Câmara de Vereadores de São Gonçalo, Lecinho Breda (MDB), que os representou essa semana à Comissão de Ética por falta de decoro parlamentar.



Além das entidades já citadas, estiveram presentes coletivos e movimentos sociais, o vereador Paulo Eduardo Gomes (PSOL), os deputados estadual Waldeck Carneiro (PT) e federal, Jandira Fegalli (PCdoB), que representou a Comissão dos Direitos Humanos da Câmara dos Deputados. A deputada federal Talíria Petrone (PSOL) gravou depoimento em vídeo.



POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page